Apresentação

Autores

  • Rodrigo Hipólito DTAM-UFES

Resumo

Sob o título “Permanências, Insistências e Resistências: Marcas, Formas e Fantas-mas”, o décimo sétimo número da Revista do Colóquio traz seis propostas entre Teoria, Críti-ca e História e Prática das Artes. Nesses dois números do ano de 2019, privilegiamos narrativas que pensam, repen-sam, problematizam, evidenciam, criticam e poetizam aspectos das produções de Arte e de sua História, voltados para a corporeidade e os posicionamentos que enfrentam e enfrentaram poderes e discursos hegemônicos e homogeneizantes. Durante toda a História da Arte e, em especial, nos contextos do Sul geopolítico, artistas e propostas de Arte marcaram atritos e rompimentos de paradigmas. Tais enfrentamentos não se deram e não se dão apenas no res-trito “mundo da Arte”, mas, de modo mais amplo, em contextos sociopolíticos que tocam e compõem a Cultura de diversos povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Hipólito, DTAM-UFES

Cursa Mestrado em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES) e é Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição; Desenvolve pesquisas sobre o uso e os sentidos da imagem e das estratégias de apropriação nas produções mais recentes de arte, sobre teoria da Rede, novas mídias e cibercultura; É colaborador do Caderno Pensar do Jornal A Gazeta, integrante do Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos (LabArtes-UFES) e redator do site Nota Manuscrita (notamanuscrita.com); Artista, crítico e poeta atuante pelos grupos Coletivo Monográfico e Nota Manuscrita, com os quais tem produzido textos, vídeos, ações performáticas e instalações desde 2009. Recebeu os prêmios Bolsa Ateliê, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo com o projeto de instalações "Ínfimos Corriqueiros - Pormenores Possessivos" (2012-2013) e Núcleo de Criação Rede Cultura Jovem (2010-2011). Atuou como mediador no Espaço Cultural do Palácio Anchieta (2009-2013), foi responsável pela reserva técnica/acervo do Museu de Arte do Estado do Espírito Santo MAES (2008-2009) e professor pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (2006-2008).

Downloads

Publicado

27-12-2019

Como Citar

Hipólito, R. (2019). Apresentação. Revista Do Colóquio, (17), 6. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/28325