Sobre a Revista

A Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, ou Revista do Colóquio, surge como um espaço para publicação de artigos, relatos de experiência e ensaios visuais realizados no campo das Artes e áreas afins. Aberta para o recebimento de propostas em português, espanhol, francês e inglês, a Colóquio defende o fortalecimento de uma comunidade acadêmica através do entrecruzamento de ideias e da manutenção de uma visada crítica sobre a produção de arte.

Edição Atual

v. 15 n. 25 (2025)
Título da revista em preto, sobre fundo com recorte da imagem da obra de Chris Coutinho, "Névoa". A imagem mostra uma ilustração de tronco de árvore com barco ao fundo. A ilustração é feita em camadas semi transparentes de papel manteiga e tecido voal, o que torna as cores e formas enevoadas.

Esta edição da Revista do Colóquio mostra-se tão extensa e variada quanto a anterior, o que se relaciona com a continuidade da publicação e com a abertura do doutorado em artes do PPGA-UFES. Esse segundo ponto, no entanto, não significa que a Colóquio tenderá a fechar-se para recepção de trabalhos apenas de alunos de pós-graduação com estabelecerá qualquer limitação mínima de títulos para pessoas autoras. Permanecemos com nossa política editorial voltada para a amplitude de vozes e a pesquisa livre, dentro e fora da universidade. Como pode ser verificado em nossas edições anteriores, priorizamos a publicação de uma variedade de trabalhos que exploram a relação entre arte, sociedade e pensamento contemporâneo, em organizações que revelam um diálogo interdisciplinar entre as pesquisas. Nesse sentido, nosso processo editorial prioriza a complexidade dos fenômenos culturais atuais.

Publicado: 27-06-2025

Artigos

  • O “Belo” nos monumentos reflexões sobre a estética do monumento à Dona Domingas

    Fabíola Fraga Nunes, Giuliano de Miranda, Aparecido José Cirillo
    11-24
    DOI: https://doi.org/10.47456/gbesbj54
  • A escuta da complexidade

    Laetitia Kozlova
    25-37
    DOI: https://doi.org/10.47456/e40zv353
  • Um espectador alien das obras "Sursum corda" e "Walhalla", de Anselm Kiefer

    Samuel de Oliveira Costa
    38-55
    DOI: https://doi.org/10.47456/58xq4641
  • Quando a cidade ensina arte pública como ferramenta de inclusão educacional

    Rosely Kumm
    56-71
    DOI: https://doi.org/10.47456/anwk8453
  • Matthew Barney e a arte da restrição interações entre corpo, processo e complexidade

    Gilmar Monte
    71-86
    DOI: https://doi.org/10.47456/89zpep79
  • A ruptura do processo de autorregulação e preponderância da sexualidade masculina por meio de artes homoeróticas

    Simão Pedro dos Santos
    87-102
    DOI: https://doi.org/10.47456/4yfjjw29
  • Da pesquisa eu faço arte os 4 pés criativos

    Sarah Rodrigues Damiani, Stela Maris Sanmartin
    103-120
    DOI: https://doi.org/10.47456/g47skh07
  • Hibridismo estético e inovações no cinema de animação pós-moderno

    Natacha de Souza
    121-138
    DOI: https://doi.org/10.47456/ng61c013
  • Curadoria e narrativas contando histórias de brasilidades e culturas por meio das exposições

    Sandra Regina Bastos
    139-152
    DOI: https://doi.org/10.47456/zr7kk663
  • Permanecendo com o babado pesquisando distopias no fim dos tempos

    Henrique Rodrigues Marques
    153-171
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf6a1a05
  • Pergunte aos sonhos uma cosmopolítica dos povos nativos para o sentido da vida

    Luciano Tasso
    172-185
    DOI: https://doi.org/10.47456/26nrgj23
  • Salão em crise tensões entre tradição e ruptura no salão de 1919

    Vanessa Pereira Vassoler, Almerinda da Silva Lopes
    186-200
    DOI: https://doi.org/10.47456/fn5xdw64
  • Cartografias do desvio intervenções e disputas simbólicas em “Espaço de Continuidade” (2016) e “La Bruja” (1981)

    João Victor Coser
    201-220
    DOI: https://doi.org/10.47456/m8ehzp78

Relatos de Experiência

  • A Escola também é lugar para a “La Ursa”!

    Jevison Santa Cruz
    222-233
    DOI: https://doi.org/10.47456/zk74hv93

Ensaios Visuais

  • Inútil paisagem desenhos densos e opacos

    Carlos Eduardo Ferreira Paula
    235-250
    DOI: https://doi.org/10.47456/dp5ktk45
  • A gente se encontra na loucura

    Isabella Lanave
    251-263
    DOI: https://doi.org/10.47456/93ajdt82
  • Adentrando a névoa do olhar

    Christiane de Souza Coutinho Orloski, Erick Orloski
    264-276
    DOI: https://doi.org/10.47456/ydrj7m20

Traduções

  • A escuta da complexidade

    Laetitia Kozlova; Rodrigo Hipólito
    278-289
    DOI: https://doi.org/10.47456/ars3jv42
Ver Todas as Edições