Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras

 

 


CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO PARA 2018

A Revista Contexto, publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras, com área de concentração em Estudos Literários, da Universidade Federal do Espírito Santo, classificada como B-2 no Qualis Periódicos da Capes, está recebendo textos para os números 33 e 34 referentes, respectivamente, aos períodos de janeiro a junho de 2018 e julho a dezembro de 2018.

A seção Dossiê do número 33 (2018/1) receberá artigos sobre LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA ESPANHOLA. A seção Dossiê do número 34 (2018/2) receberá artigos sobre LITERATURA DE AUTORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Além dos dossiês, a seção Clipe receberá artigos, na área de Estudos Literários, de temática variada. Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente para o e-mail revistacontexto.ppgl@gmail.com até o dia 12 de junho de 2017.

Serão aceitos trabalhos redigidos em espanhol, francês, inglês, italiano ou português. Só serão publicados artigos inéditos, com autoria ou coautoria de professores e pesquisadores doutores, que sejam aprovados pelos pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais, em anexo e disponíveis em http://periodicos.ufes.br/contexto/index.

CRONOGRAMA PREVISTO DE PUBLICAÇÃO

Chamada

De 14 de novembro de 2016 a 12 de junho de 2017

Envio dos artigos aos pareceristas

20 de junho 2017

Emissão de parecer

De 20 de junho a 21 de julho de 2017

Envio dos pareceres aos articulistas

31 de julho de 2017

Revisão dos artigos pelos articulistas

De 31 de julho a 5 de agosto de 2017

Editoras dos Números:

Maria Mirtis Caser (Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil)

Luciana Irene Sastre (Universidad Nacional de Córdoba – Argentina)

Rafaela Scardino (Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil)

 

Normas editoriais:

1. Só serão publicados artigos inéditos, com autoria ou coautoria de professores e pesquisadores doutores, que sejam aprovados pelos pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais. Os pareceres serão produzidos a partir dos seguintes critérios de avaliação:

1.1 Indicação clara do objetivo do trabalho;

1.2 Fundamentação teórica clara, consistente e pertinente;

1.3 Desenvolvimento do trabalho de acordo com a teoria proposta;

1.4 Argumentação convincente;

1.5 Conhecimento de bibliografia atualizada;

1.6 Discussão pessoal do tema proposto;

1.7 Revisão e normalização adequadas.

2. Os textos devem ter de 12 a 24 laudas, incluindo os anexos, redigidos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano. A sequência do texto deve apresentar: título do artigo na língua do trabalho e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, título em português), em maiúsculas e centralizado; nome(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição em que atua profissionalmente ou desenvolve a pós-graduação; resumo na língua do artigo e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, resumo em português), palavras-chave na língua do artigo e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira inglês, palavras-chave em português), texto, referências e anexos.

3. A digitação do texto deve ser feita em Word for Windows (edição 6.0 ou superior), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entrelinhas e parágrafos em modo justificado sem recuo. Entre partes do texto e entre texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar 1 espaço 1,5. Formato de papel A4, com margem normal. Deve-se evitar formatação automática de espaçamentos no texto.

4. Os resumos devem ser antecedidos pela expressão RESUMO (ABSTRACT) em maiúsculas, seguida de dois pontos. O texto dos resumos, em fonte Times New Roman, corpo 10, segue na mesma linha e deve ficar entre 100 e 150 palavras, em que constem tema, corpus, objetivos e metodologia do trabalho.

5. As palavras-chave devem ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS) em maiúsculas, seguida de dois pontos. Utilizar entre três e cinco palavras-chave que especifiquem o conteúdo do trabalho, em fonte Times New Roman, corpo 10, com inicial em maiúscula, separadas por ponto.

6. Os títulos de seções devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios.

7. As referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT: (SILVA, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.

8. A citação deve seguir as normas da ABNT. Citações até três linhas no texto sempre devem vir entre aspas e nunca em itálico (este deve ser utilizado para termos estrangeiros). Exemplos de corpora analisados devem vir no padrão de citação: recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte Times New Roman, corpo 10.

9. Caso seja necessária a transcrição fonética, ou caso haja palavras em alfabetos não latinos, o autor deve enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim de que a mesma possa ser instalada para editoração do artigo.

10. As notas de rodapé, se efetivamente necessárias, devem aparecer em sequência numérica, com fonte corpo 10. Se houver nota no título, marcar com asterisco (*). Não se deve usar nota para citar referência.

11. Tabelas, quadros e ilustrações autorizadas (desenhos, gráficos etc.) devem ser previamente escaneados e inseridos no texto, prontos para a editoração eletrônica. Os títulos de figuras devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 10, em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações devem ser identificados por legendas.

12. Os anexos devem ser entregues igualmente prontos para a editoração eletrônica. Para anexos que se constituem de textos já publicados, o autor deve incluir referência bibliográfica completa.

13. As referências, seguindo as normas vigentes da ABNT, devem ser antecedidas da expressão Referências, em negrito. A primeira deve ser redigida na segunda linha abaixo dessa expressão. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem recuo. As referências de mesmo autor devem ser realizadas em ordem decrescente, repetindo-se o nome em todas elas.

14. O autor deve apresentar, ao fim do trabalho, um breve currículo acadêmico de no máximo 10 linhas: a) nome completo; b) endereço e e-mail; c) formação acadêmica; d) instituição em que trabalha; e) principais publicações. 

 

 

Cara(o)s Usuária(o)s,

gostaríamos de avisá-la(o)s que, por enquanto, as submissões, dentro dos prazos estabelecidos pelas chamadas publicadas, deverão ser feitas ainda e exclusivamente pelo e-mail revistacontexto.ppgl@gmail.com. Assim sendo, não aceitamos submissões em fluxo contínuo ou extemporâneas.

Devido a essa situação, os dados que constam do item "Estatísticas & Relatórios", que avaliam a revista, não correspondem à realidade de sua produção, uma vez que as submissões, a tramitação de pareceres e a publicação estão sendo realizadas ainda fora deste sistema, mas com todo o rigor necessário para garantir a qualidade do periódico.

 

Qualis Estrato B1 (avaliação Qualis 2016)

(suporte impresso até 2013 - ISSN 1519-0544, disponível também eletronicamente)

Qualis Estrato B1 (avaliação Qualis 2016)

(suporte eletrônico atual a partir de 2014 e-ISSN 2358-9566)

 

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