Território e territorialidade no império das redes: o Espírito Santo nos séculos XVI e XVII
Abstract
No presente estudo nos propomos a analisar os conceitos de redes, território e territorialidade relacionados à ideia de “império das redes”, que se define por conexões estabelecidas localmente ou que atravessavam o mar em busca de outras franjas dos domínios lusitanos. Apresentamos o contexto da capitania do Espírito Santo constituída por redes de aliança e parentesco que colaboraram para forjar o território e sua territorialidade nas duas primeiras centúrias da colonização portuguesa na América.Downloads
Downloads
Issue
Section
Dossiê: Governo, elite e negócios no Atlântico Português
License
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).