Anúncios

  • Dossiê 48 (2022/1) - Culturas e comunidades em cidades-porto

    2021-09-17

    Organizadores

    Luiz Cláudio M. Ribeiro (UFES)

    Carlos Eugênio S. de Lemos (UFF/Campos)

     

    As dinâmicas históricas de longo prazo criadas pelo mar e em torno do mar delinearam experiências e memórias que permanecem presentes nas antigas e atuais vilas e cidades que abrigaram/abrigam comunidades e estruturas portuárias e atividades a elas conjugadas que formaram/formam intensas conexões culturais, étnicas, comerciais, tecnológicas e de biodiversidade, perpassando as diferentes conjunturas que definem a Modernidade no Ocidente, não raro em conexão com o Oriente. Os estudos inter e transdisciplinares pautados pela história têm, nesse sentido, a capacidade de demonstrar tais experiências colaborativas que conectaram/conectam diferentes espaços na escala regional, continental e mundial - em especial à diversidade sociocultural do espaço lusoibero-afroamericano - e demonstrar maneiras como o uso social e reprodutivo das memórias compartilhadas é capaz de promover as indústrias culturais e turísticas, a preservação do patrimônio imaterial/material, a valorização/conservação do ambiente, e contribuir para a construção de sociedades do conhecimento por meio da associação entre história, memória, cultura e novas tecnologias nas cidades de tradição portuária.

     

    O dossiê Culturas e comunidades em cidades-porto receberá artigos de pesquisadores que dialogam com o tema até 28 de fevereiro de 2022

    Saiba mais sobre Dossiê 48 (2022/1) - Culturas e comunidades em cidades-porto
  • Dossiê 47 (2021/2) - História da Saúde e da Doença: da Lepra à Hanseníase

    2021-03-18

    As doenças e suas implicações sociais foram, durante muito tempo, um capítulo negligenciado pela História.  Pode-se dizer que foi a partir do fim da década de 1950 e início da década de 1960, que os primeiros historiadores, de origem francesa e inglesa vieram a se debruçar sobre o tema. Ocorre então, uma renovação nos estudos dessa temática, em especial a partir dos estudos dos pesquisadores da história da medicina como Louis Chevalier e Asa Brigges. É possível inferir, então, que estes estudos passaram a abordar não mais apenas os aspectos médicos e demográficos das doenças, mas, buscavam enxergá-las e entendê-las como fenômenos sociais.

    Assim, o Dossiê HISTÓRIA DA SAÚDE E DA DOENÇA: DA LEPRA À HANSENÍASE pretende discutir essas questões aceitando artigos com data limite de 30 de setembro de 2021.

    Prazo prorrogado: Até 19 de outubro de 2021, a Revista Dimensões receberá artigos para este dossiê.

    Mais detalhes no link https://periodicos.ufes.br/dimensoes/about/submissions. 

    Saiba mais sobre Dossiê 47 (2021/2) - História da Saúde e da Doença: da Lepra à Hanseníase
  • Dossiê 46 (2021/1) - Resistência cultural, identidades e interações: as religiões monoteístas entre o diálogo e o conflito (período tardo antigo-medieval)

    2020-08-17

    Este dossiê historiográfico almeja analisar de um lado, os diálogos e interações interconfessionais, e os conflitos internos e/ou externos ocorridos nas/entre as três grandes religiões monoteístas nos espaços do velho mundo, seja no ocidente, seja no oriente, desde a Antiguidade Tardia até o século XV.

    Recorte espacial: mundo mediterrâneo (pode haver pequenas exceções)

    Recorte temporal: Antiguidade Tardia e período medieval (até sec. XV)

    O dossiê será restrito a pesquisadores experientes ou convidados, nacionais e estrangeiros.

    As línguas dos artigos serão português. castelhano, inglês e francês.

    As fontes em língua estrangeira deverão ser traduzidas a alguma delas.

    Tamanho: de 12 a 20 laudas (favor evitar exceder)

    Tipo de letra: Times New Roman 12

    Citações no modelo autor -data. (RUCQUOI, 2000, p. 22).

    Notas explicativas são aceitas no rodapé

    Referências bibliográficas no FINAL

    Prazo de entrega: abril de 2021

    Mais detalhes no link abaixo https://periodicos.ufes.br/dimensoes/about/submissions

    Saiba mais sobre Dossiê 46 (2021/1) - Resistência cultural, identidades e interações: as religiões monoteístas entre o diálogo e o conflito (período tardo antigo-medieval)
  • Dossiê 45 (2020/2) - Dossiê "Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes"

    2019-11-25

    A Revista Dimensões, publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da UFES, torna pública a chamada para o dossiê “Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes”. Com este tema, propomos reunir artigos que tenham como linha de pesquisa e estudo a presença e a participação das mulheres no campo das criações artísticas e culturais no decorrer da história, seja como produtoras de conhecimento e arte, portanto como sujeitos da produção e manifestação artística, científica e cultural, seja como objetos representados pela arte em suas mais variadas expressões. Este é um debate ainda pouco explorado na historiografia brasileira, o que significa dizer que além da busca por tornar visíveis a existência de mulheres artistas e mulheres pensadoras ao longo dos séculos, também é necessário discutir as marcas de gênero que geram assimetrias no modo como são estruturados e acessados os espaços de criação e saberes artísticos. Nesse sentido, o dossiê pretende abarcar contribuições que busquem aproximar criticamente os elos que vinculam arte (em uma acepção ampla da palavra) e poder, buscando desconstruir noções de neutralidade que, desde uma perspectiva canônica, tendem a apagar as tensões e as relações desiguais no universo criativo das artes e do pensamento. Serão contemplados trabalhos que abordem o tema proposto a partir de múltiplos olhares, pensando desde a trajetória de mulheres nas artes e nas ciências, os protagonismos e os estereótipos, a sexualidade, os corpos, a diversidade sexual e de gênero, as representações e autorrepresentações, as estéticas feministas, bem como a relação entre arte e gênero, os papeis sociais e as subjetividades e as interseções na arte entre feminismos, gênero e raça.

    O dossiê está aberto a pesquisadorxs da área de Ciências Humanas e Sociais, tanto brasileirxs quanto estrangeirxs, aceitando artigos em português, espanhol, inglês e francês.

    A Revista Dimensões receberá também trabalhos para a seção de artigos livres que atendam à especificidade do periódico e que sejam artigos decorrentes de relatos de pesquisas inéditas, resultantes de debate acadêmico-científico relativos ao referido tema.

    O prazo final de recebimento de trabalhos será no dia 31 de outubro de 2020.

    As instruções aos autores se encontram no site http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/ assim como demais números da Dimensões – Revista de História da UFES.

    Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos e-mails marxis@terra.com.br; liviaasrangel@gmail.com ou pelo telefone (27) 3335-2520.

    Organizadoras

    Dra. Maria Beatriz Nader

    Dra. Livia de Azevedo Silveira Rangel

    Saiba mais sobre Dossiê 45 (2020/2) - Dossiê "Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes"
  • Dimensões n. 44 (2020/1) - Dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contemporâneo”

    2019-06-12

    A proposta do dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contemporâneo” é refletir acerca da discussão a respeito do surgimento da opinião pública, de sua transformação e do seu papel na transmissão de demandas e posicionamentos dos cidadãos para a elite política em sistemas políticos complexos. Deste modo, trata das diversas temáticas vinculadas à participação política institucional nos períodos moderno e contemporâneo. Nesse sentido, abarca propostas que versem acerca das modernas democracias de massa nas suas várias dimensões e matizes, quanto ao papel dos movimentos sociais, dos intelectuais, dos partidos políticos e demais organizações congêneres, que, no curso da história, estiveram apoiados no estoque de ideias, percepções da realidade, justificativas, bem como visões de mundo, e que contribuíram para conformar uma determinada ordem institucional.

    Os interessados devem enviar suas submissões até o dia 31 de março de 2020, através do site da Revista (http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes). Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais da Revista Dimensões.

     

    Organizadores:

    Prof. Dr. Ueber José de Oliveira

    Prof. Dr. Josemar Machado de Oliveira

    Saiba mais sobre Dimensões n. 44 (2020/1) - Dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contemporâneo”
  • Dimensões n. 43 (2019/2) – Dossiê "Estudos africanos: novas perspectivas historiográficas"

    2019-03-07

    A partir de 2003, com a promulgação da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira na educação fundamental do país, os estudos africanos tiveram um grande impulso. Nos últimos 16 anos, a africanologia se consolidou como uma área de vanguarda nas pesquisas acadêmicas brasileiras, dando vazão a uma série de livros, coletâneas, artigos, dissertações e teses. Uma rápida busca nas prateleiras das principais livrarias do país é suficiente para corroborar com esse crescimento editorial, destacando-se inúmeros títulos relacionados a temáticas variadas e concernentes às mais diversas cronologias. É possível identificar, como ponto de convergência destas produções, a ênfase no papel ativo e dinâmico ocupado pelos africanos na construção de sua história, demonstrando a posição fulcral do continente na própria constituição do passado da humanidade. Seguindo essa tendência, o dossiê Estudos africanos: novas perspectivas historiográficas, organizado pelo Prof. Dr. Belchior Monteiro Lima Neto, busca congregar investigações variadas e associadas com o campo da africanologia. Nesse sentido, serão aceitas contribuições em diferentes idiomas, português, espanhol, inglês, francês e italiano. Os artigos deverão seguir estritamente as normas ditadas pela Revista Dimensões, sendo o prazo limite para o envio das submissões o dia 01 de agosto de 2019.

    Saiba mais sobre Dimensões n. 43 (2019/2) – Dossiê "Estudos africanos: novas perspectivas historiográficas"
  • Dimensões n. 42 (2019/1) - Dossiê "Minorias, poder, saberes e trocas culturais: do Império Romano ao medievo"

    2018-11-12
    O dossiê em homenagem à Dra. Adeline Rucquoi, organizado pelos professores Dr. Sergio Alberto Feldman e Dra Leni Ribeiro Leite (ambos UFES/PPGHIS), pretende estabelecer reflexões sobre as relações entre o poder estabelecido e as minorias nos usos e criação da cultura e dos saberes dentro de um amplo recorte temporal, do Império Romano ao medievo. O objetivo é congregar contribuições de pesquisadores que trabalhem sobre as intersecções e as trocas entre os diversos povos, etnias e religiões, assim como aquelas que reflitam acercada porosidade das trocas culturais. Serão aceitas contribuições em português, espanhol, inglês, francês, italiano. Os artigos deverão seguir as normas da Revista Dimensões; quaisquer artigos que não estejam de acordo serão recusados. O prazo de entrega dos originais é 01 de março de 2019. Saiba mais sobre Dimensões n. 42 (2019/1) - Dossiê "Minorias, poder, saberes e trocas culturais: do Império Romano ao medievo"
  • Dimensões n. 41 (2018/2) - Dossiê "Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente"

    2018-03-05

    Os constantes avanços na ciência e na tecnologia ao longo dos anos trazem novos desafios e oportunidades na construção da historiografia que se dedica a esses temas. A necessidade de compreender a fase atual do desenvolvimento global, provocada por esses avanços, traz consigo uma certa urgência: o impacto crescente no meio ambiente de todas as sociedades e suas muitas ramificações. Não falamos aqui apenas dos impactos sociais, econômicos e culturais, mas também do processo de politização da ciência ambiental, que carece de uma análise mais aprofundada.

    Este dossiê especial da Revista Dimensões lhes convida a abordar estes temas a partir de sua introdução no mundo da história, século XVIII, até a atualidade, revelando as transformações nas sociedades, ao longo de sua história, entrelaçadas com os impactos provocados pela ciência e tecnologia nos diversos meio ambientes, seja no cotidiano urbano ou rural.

    O objetivo não é simplesmente preencher uma lacuna historiográfica no estudo desses temas, mas sim responder a algumas perguntas importantes: o que essas intervenções historiográficas podem nos ensinar sobre a história global da ciência, da tecnologia e do meio ambiente, relacionadas com as transformações sociais? E, de que forma o desenvolvimento tecnológico e científico afeta a cultura, a política, e as sociedades?

    O dossiê será coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Cruz da Universidade de Tulane e pelo pesquisador Jadir Peçanha Rostoldo, doutor em História Social pela FFLCH/USP. 

    O prazo para submissão é 15 de agosto de 2018

    As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.

    Saiba mais sobre Dimensões n. 41 (2018/2) - Dossiê "Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente"
  • Dimensões n. 40 (2018/1) - Dossiê "A trajetória da cidade na História"

    2017-06-24

    A Revista Dimensões tem a satisfação de anunciar o dossiê de número 40: "A trajetória da cidade na História".

    Há muito que o desenrolar da História tem como palco o universo urbano. Neste dossiê da revista Dimensões, o intuito é realizar uma abordagem que tenha a cidade e o urbano como objeto de análise em distintos tempos históricos, sob os mais variados olhares. Pretende-se discutir a cidade como a indissociável relação entre espaço e sociedade, artefato socialmente construído com as formas urbanas resultantes da relação entre técnica, cultura e poder. Análises que privilegiem a interpretação das práticas urbanas pelo viés dos ideários produzidos em distintas circunstâncias sociais, políticas, sociais e econômicas ao longo da história. Leituras realizadas por abordagens teóricas produzidas em diversos campos disciplinares, que considerem as práticas e representações do urbano no tempo pretérito e presente e que possam interrogar a cidade no futuro.

    O prazo para submissão é 28 de fevereiro de 2018.

    As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.


    Saiba mais sobre Dimensões n. 40 (2018/1) - Dossiê "A trajetória da cidade na História"
  • Dimensões n. 39 (2017/2) - Dossiê "Constitucionalismo e soberania: justiça e juízes na cultura política liberal"

    2017-02-28

    A Revista Dimensões (conceito Qualis Capes B2) tem a satisfação de anunciar a abertura de envio de contribuições para o dossiê do número 39: "Constitucionalismo e soberania: justiça e juízes na cultura política liberal".

    O constitucionalismo, desde o Oitocentos, passou a guiar comportamentos políticos na sociedade ocidental. Neste número da revista Dimensões, pretende-se abrir o debate sobre os diferentes conceitos de soberania, nacional ou popular, implícitos no liberalismo. Pretende-se abordar igualmente a construção da cidadania tanto da perspectiva das transformações promovidas pelo Estado, quanto aquelas proporcionadas pelos movimentos sociais. Objetiva-se, assim, contemplar os dilemas da participação política, bem como o papel do Judiciário e seus agentes na consolidação do constitucionalismo como cultura política ocidental.

    O prazo para submissão é 31 de julho de 2017.

    As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.

    Saiba mais sobre Dimensões n. 39 (2017/2) - Dossiê "Constitucionalismo e soberania: justiça e juízes na cultura política liberal"
  • Dimensões n. 38 (2017/1) - Dossiê "Historiografia brasileira em perspectiva crítica: personagens, contextos, conceitos e agendas de análise"

    2016-12-15

    A Revista Dimensões (conceito Qualis Capes B2) tem a satisfação de anunciar a abertura de envio de contribuições para o dossiê do número 38: "Historiografia brasileira em perspectiva crítica: personagens, contextos, conceitos e agendas de análise". 

    O prazo para submissão é 28 de fevereiro de 2016.

    As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.

    Saiba mais sobre Dimensões n. 38 (2017/1) - Dossiê "Historiografia brasileira em perspectiva crítica: personagens, contextos, conceitos e agendas de análise"