Anúncios

  • RESULTADO DO EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE DÔSSIE TEMÁTICO 01/2022

    15-08-2022

    É com grande satisfação que a Equipe Editorial da Revista Dimensões (ISSN: 2179-8869) torna público o resultado do Edital de chamada para submissão de propostas de Dossiê Temático 01/2022. Agradecemos aos pesquisadores proponentes por suas submissões e interesse em contribuir com este periódico. Informamos que o processo de seleção dos dossiês foi orientado pelos critérios de boas práticas editoriais, considerando a adequação do tema ao histórico de publicações do periódico, a qualidade e amplitude do conteúdo das propostas e a aderência curricular dos proponentes. A deliberação conduziu à aprovação de dois dossiês, abarcando as duas edições de 2023. Comunicamos que o Conselho Editorial da Dimensões entrará em contato com os pesquisadores selecionados para iniciarmos as atividades de organização do Dossiê. 

    Dossiês selecionados.

    Saiba mais sobre RESULTADO DO EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE DÔSSIE TEMÁTICO 01/2022
  • EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE DÔSSIE TEMÁTICO 01/2022

    08-07-2022

    A Revista Dimensões, Revista de História do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes (ISSN: 2179-8869), convoca doutores em História para submeter propostas de dossiê temático para publicação no primeiro e segundo semestre de 2023.

    Os candidatos deverão enviar suas propostas para o e-mail da revista (revista.dimensoes.ufes@gmail.com) até a data limite de 10 de agosto de 2022. É necessário que as proposições enviadas sejam da área da História e contenham: a) título do dossiê, b) nome dos propositores com link para seus respectivos currículos na plataforma Lattes, c) resumo da temática do dossiê proposto (10 a 15 linhas).

    A coordenação do dossiê temático deverá ser composta por até dois coordenadores, com titulação de doutorado. Caso a proposta seja selecionada pela Equipe Editorial da Revista Dimensões, os organizadores serão responsáveis por colaborar com os editores no processo de designação de pareceristas para avaliação dos artigos submetidos para o dossiê, bem como na avaliação dos artigos, participação na produção editorial e na divulgação do dossiê.

    O Conselho Editorial divulgará o resultado da seleção de propostas de dossiê temático até 15 de agosto de 2022.

    Destacamos que serão 2 propostas escolhidas, cada uma para compor um número semestral da revista no ano de 2023. A definição do semestre em que cada dossiê será lançado ficará a cargo do Conselho Editorial da Revista Dimensões.

    Saiba mais sobre EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE DÔSSIE TEMÁTICO 01/2022
  • Chamada de Pareceristas - Revista Dimensões

    07-07-2022

    Chamada de Pareceristas Revista Dimensões

    É com grande satisfação que a Revista Dimensões, Revista de História do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes (ISSN: 2179-8869), torna pública a chamada para cadastro de novos pareceristas.

    Convocamos pesquisadores da área de ciências humanas, com a titulação de doutorado, para efetuar cadastro em nosso site a fim atuar como avaliadores dos artigos submetidos para o nosso periódico.

    Para compor o nosso banco de pareceristas e colaborar com a produção e difusão de conhecimento acesse o formulário para cadastro de avaliadores.

    Destacamos que o Conselho Editorial da Revista Dimensões se compromete a enviar um Certificado de Avaliação para comprovar a colaboração e integrar o currículo Lattes de nossos avaliadores.

    Os pareceristas cadastrados serão selecionados para avaliar os artigos concernentes à sua temática de estudo, conforme sua disponibilidade.

    Equipe Editorial - Revista Dimensões

    Saiba mais sobre Chamada de Pareceristas - Revista Dimensões
  • Dossiê 48 (2022/1) - Culturas e comunidades em cidades-porto

    17-09-2021

    Organizadores

    Luiz Cláudio M. Ribeiro (UFES)

    Carlos Eugênio S. de Lemos (UFF/Campos)

     

    As dinâmicas históricas de longo prazo criadas pelo mar e em torno do mar delinearam experiências e memórias que permanecem presentes nas antigas e atuais vilas e cidades que abrigaram/abrigam comunidades e estruturas portuárias e atividades a elas conjugadas que formaram/formam intensas conexões culturais, étnicas, comerciais, tecnológicas e de biodiversidade, perpassando as diferentes conjunturas que definem a Modernidade no Ocidente, não raro em conexão com o Oriente. Os estudos inter e transdisciplinares pautados pela história têm, nesse sentido, a capacidade de demonstrar tais experiências colaborativas que conectaram/conectam diferentes espaços na escala regional, continental e mundial - em especial à diversidade sociocultural do espaço lusoibero-afroamericano - e demonstrar maneiras como o uso social e reprodutivo das memórias compartilhadas é capaz de promover as indústrias culturais e turísticas, a preservação do patrimônio imaterial/material, a valorização/conservação do ambiente, e contribuir para a construção de sociedades do conhecimento por meio da associação entre história, memória, cultura e novas tecnologias nas cidades de tradição portuária.

     

    O dossiê Culturas e comunidades em cidades-porto receberá artigos de pesquisadores que dialogam com o tema até 28 de fevereiro de 2022

    Saiba mais sobre Dossiê 48 (2022/1) - Culturas e comunidades em cidades-porto
  • Dossiê 47 (2021/2) - História da Saúde e da Doença: da Lepra à Hanseníase

    18-03-2021

    As doenças e suas implicações sociais foram, durante muito tempo, um capítulo negligenciado pela História.  Pode-se dizer que foi a partir do fim da década de 1950 e início da década de 1960, que os primeiros historiadores, de origem francesa e inglesa vieram a se debruçar sobre o tema. Ocorre então, uma renovação nos estudos dessa temática, em especial a partir dos estudos dos pesquisadores da história da medicina como Louis Chevalier e Asa Brigges. É possível inferir, então, que estes estudos passaram a abordar não mais apenas os aspectos médicos e demográficos das doenças, mas, buscavam enxergá-las e entendê-las como fenômenos sociais.

    Assim, o Dossiê HISTÓRIA DA SAÚDE E DA DOENÇA: DA LEPRA À HANSENÍASE pretende discutir essas questões aceitando artigos com data limite de 30 de setembro de 2021.

    Prazo prorrogado: Até 19 de outubro de 2021, a Revista Dimensões receberá artigos para este dossiê.

    Mais detalhes no link https://periodicos.ufes.br/dimensoes/about/submissions. 

    Saiba mais sobre Dossiê 47 (2021/2) - História da Saúde e da Doença: da Lepra à Hanseníase
  • Dossiê 46 (2021/1) - Resistência cultural, identidades e interações: as religiões monoteístas entre o diálogo e o conflito (período tardo antigo-medieval)

    17-08-2020

    Este dossiê historiográfico almeja analisar de um lado, os diálogos e interações interconfessionais, e os conflitos internos e/ou externos ocorridos nas/entre as três grandes religiões monoteístas nos espaços do velho mundo, seja no ocidente, seja no oriente, desde a Antiguidade Tardia até o século XV.

    Recorte espacial: mundo mediterrâneo (pode haver pequenas exceções)

    Recorte temporal: Antiguidade Tardia e período medieval (até sec. XV)

    O dossiê será restrito a pesquisadores experientes ou convidados, nacionais e estrangeiros.

    As línguas dos artigos serão português. castelhano, inglês e francês.

    As fontes em língua estrangeira deverão ser traduzidas a alguma delas.

    Tamanho: de 12 a 20 laudas (favor evitar exceder)

    Tipo de letra: Times New Roman 12

    Citações no modelo autor -data. (RUCQUOI, 2000, p. 22).

    Notas explicativas são aceitas no rodapé

    Referências bibliográficas no FINAL

    Prazo de entrega: abril de 2021

    Mais detalhes no link abaixo https://periodicos.ufes.br/dimensoes/about/submissions

    Saiba mais sobre Dossiê 46 (2021/1) - Resistência cultural, identidades e interações: as religiões monoteístas entre o diálogo e o conflito (período tardo antigo-medieval)
  • Dossiê 45 (2020/2) - Dossiê "Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes"

    25-11-2019

    A Revista Dimensões, publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da UFES, torna pública a chamada para o dossiê “Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes”. Com este tema, propomos reunir artigos que tenham como linha de pesquisa e estudo a presença e a participação das mulheres no campo das criações artísticas e culturais no decorrer da história, seja como produtoras de conhecimento e arte, portanto como sujeitos da produção e manifestação artística, científica e cultural, seja como objetos representados pela arte em suas mais variadas expressões. Este é um debate ainda pouco explorado na historiografia brasileira, o que significa dizer que além da busca por tornar visíveis a existência de mulheres artistas e mulheres pensadoras ao longo dos séculos, também é necessário discutir as marcas de gênero que geram assimetrias no modo como são estruturados e acessados os espaços de criação e saberes artísticos. Nesse sentido, o dossiê pretende abarcar contribuições que busquem aproximar criticamente os elos que vinculam arte (em uma acepção ampla da palavra) e poder, buscando desconstruir noções de neutralidade que, desde uma perspectiva canônica, tendem a apagar as tensões e as relações desiguais no universo criativo das artes e do pensamento. Serão contemplados trabalhos que abordem o tema proposto a partir de múltiplos olhares, pensando desde a trajetória de mulheres nas artes e nas ciências, os protagonismos e os estereótipos, a sexualidade, os corpos, a diversidade sexual e de gênero, as representações e autorrepresentações, as estéticas feministas, bem como a relação entre arte e gênero, os papeis sociais e as subjetividades e as interseções na arte entre feminismos, gênero e raça.

    O dossiê está aberto a pesquisadorxs da área de Ciências Humanas e Sociais, tanto brasileirxs quanto estrangeirxs, aceitando artigos em português, espanhol, inglês e francês.

    A Revista Dimensões receberá também trabalhos para a seção de artigos livres que atendam à especificidade do periódico e que sejam artigos decorrentes de relatos de pesquisas inéditas, resultantes de debate acadêmico-científico relativos ao referido tema.

    O prazo final de recebimento de trabalhos será no dia 31 de outubro de 2020.

    As instruções aos autores se encontram no site http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/ assim como demais números da Dimensões – Revista de História da UFES.

    Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos e-mails marxis@terra.com.br; liviaasrangel@gmail.com ou pelo telefone (27) 3335-2520.

    Organizadoras

    Dra. Maria Beatriz Nader

    Dra. Livia de Azevedo Silveira Rangel

    Saiba mais sobre Dossiê 45 (2020/2) - Dossiê "Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes"
  • Dimensões n. 44 (2020/1) - Dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contemporâneo”

    12-06-2019

    A proposta do dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contemporâneo” é refletir acerca da discussão a respeito do surgimento da opinião pública, de sua transformação e do seu papel na transmissão de demandas e posicionamentos dos cidadãos para a elite política em sistemas políticos complexos. Deste modo, trata das diversas temáticas vinculadas à participação política institucional nos períodos moderno e contemporâneo. Nesse sentido, abarca propostas que versem acerca das modernas democracias de massa nas suas várias dimensões e matizes, quanto ao papel dos movimentos sociais, dos intelectuais, dos partidos políticos e demais organizações congêneres, que, no curso da história, estiveram apoiados no estoque de ideias, percepções da realidade, justificativas, bem como visões de mundo, e que contribuíram para conformar uma determinada ordem institucional.

    Os interessados devem enviar suas submissões até o dia 31 de março de 2020, através do site da Revista (http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes). Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais da Revista Dimensões.

     

    Organizadores:

    Prof. Dr. Ueber José de Oliveira

    Prof. Dr. Josemar Machado de Oliveira

    Saiba mais sobre Dimensões n. 44 (2020/1) - Dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contemporâneo”
  • Dimensões n. 43 (2019/2) – Dossiê "Estudos africanos: novas perspectivas historiográficas"

    07-03-2019

    A partir de 2003, com a promulgação da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira na educação fundamental do país, os estudos africanos tiveram um grande impulso. Nos últimos 16 anos, a africanologia se consolidou como uma área de vanguarda nas pesquisas acadêmicas brasileiras, dando vazão a uma série de livros, coletâneas, artigos, dissertações e teses. Uma rápida busca nas prateleiras das principais livrarias do país é suficiente para corroborar com esse crescimento editorial, destacando-se inúmeros títulos relacionados a temáticas variadas e concernentes às mais diversas cronologias. É possível identificar, como ponto de convergência destas produções, a ênfase no papel ativo e dinâmico ocupado pelos africanos na construção de sua história, demonstrando a posição fulcral do continente na própria constituição do passado da humanidade. Seguindo essa tendência, o dossiê Estudos africanos: novas perspectivas historiográficas, organizado pelo Prof. Dr. Belchior Monteiro Lima Neto, busca congregar investigações variadas e associadas com o campo da africanologia. Nesse sentido, serão aceitas contribuições em diferentes idiomas, português, espanhol, inglês, francês e italiano. Os artigos deverão seguir estritamente as normas ditadas pela Revista Dimensões, sendo o prazo limite para o envio das submissões o dia 01 de agosto de 2019.

    Saiba mais sobre Dimensões n. 43 (2019/2) – Dossiê "Estudos africanos: novas perspectivas historiográficas"
  • Dimensões n. 42 (2019/1) - Dossiê "Minorias, poder, saberes e trocas culturais: do Império Romano ao medievo"

    12-11-2018
    O dossiê em homenagem à Dra. Adeline Rucquoi, organizado pelos professores Dr. Sergio Alberto Feldman e Dra Leni Ribeiro Leite (ambos UFES/PPGHIS), pretende estabelecer reflexões sobre as relações entre o poder estabelecido e as minorias nos usos e criação da cultura e dos saberes dentro de um amplo recorte temporal, do Império Romano ao medievo. O objetivo é congregar contribuições de pesquisadores que trabalhem sobre as intersecções e as trocas entre os diversos povos, etnias e religiões, assim como aquelas que reflitam acercada porosidade das trocas culturais. Serão aceitas contribuições em português, espanhol, inglês, francês, italiano. Os artigos deverão seguir as normas da Revista Dimensões; quaisquer artigos que não estejam de acordo serão recusados. O prazo de entrega dos originais é 01 de março de 2019. Saiba mais sobre Dimensões n. 42 (2019/1) - Dossiê "Minorias, poder, saberes e trocas culturais: do Império Romano ao medievo"
  • Dimensões n. 41 (2018/2) - Dossiê "Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente"

    05-03-2018

    Os constantes avanços na ciência e na tecnologia ao longo dos anos trazem novos desafios e oportunidades na construção da historiografia que se dedica a esses temas. A necessidade de compreender a fase atual do desenvolvimento global, provocada por esses avanços, traz consigo uma certa urgência: o impacto crescente no meio ambiente de todas as sociedades e suas muitas ramificações. Não falamos aqui apenas dos impactos sociais, econômicos e culturais, mas também do processo de politização da ciência ambiental, que carece de uma análise mais aprofundada.

    Este dossiê especial da Revista Dimensões lhes convida a abordar estes temas a partir de sua introdução no mundo da história, século XVIII, até a atualidade, revelando as transformações nas sociedades, ao longo de sua história, entrelaçadas com os impactos provocados pela ciência e tecnologia nos diversos meio ambientes, seja no cotidiano urbano ou rural.

    O objetivo não é simplesmente preencher uma lacuna historiográfica no estudo desses temas, mas sim responder a algumas perguntas importantes: o que essas intervenções historiográficas podem nos ensinar sobre a história global da ciência, da tecnologia e do meio ambiente, relacionadas com as transformações sociais? E, de que forma o desenvolvimento tecnológico e científico afeta a cultura, a política, e as sociedades?

    O dossiê será coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Cruz da Universidade de Tulane e pelo pesquisador Jadir Peçanha Rostoldo, doutor em História Social pela FFLCH/USP. 

    O prazo para submissão é 15 de agosto de 2018

    As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.

    Saiba mais sobre Dimensões n. 41 (2018/2) - Dossiê "Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente"
  • Dimensões n. 40 (2018/1) - Dossiê "A trajetória da cidade na História"

    24-06-2017

    A Revista Dimensões tem a satisfação de anunciar o dossiê de número 40: "A trajetória da cidade na História".

    Há muito que o desenrolar da História tem como palco o universo urbano. Neste dossiê da revista Dimensões, o intuito é realizar uma abordagem que tenha a cidade e o urbano como objeto de análise em distintos tempos históricos, sob os mais variados olhares. Pretende-se discutir a cidade como a indissociável relação entre espaço e sociedade, artefato socialmente construído com as formas urbanas resultantes da relação entre técnica, cultura e poder. Análises que privilegiem a interpretação das práticas urbanas pelo viés dos ideários produzidos em distintas circunstâncias sociais, políticas, sociais e econômicas ao longo da história. Leituras realizadas por abordagens teóricas produzidas em diversos campos disciplinares, que considerem as práticas e representações do urbano no tempo pretérito e presente e que possam interrogar a cidade no futuro.

    O prazo para submissão é 28 de fevereiro de 2018.

    As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.


    Saiba mais sobre Dimensões n. 40 (2018/1) - Dossiê "A trajetória da cidade na História"
  • Dimensões n. 39 (2017/2) - Dossiê "Constitucionalismo e soberania: justiça e juízes na cultura política liberal"

    28-02-2017

    A Revista Dimensões (conceito Qualis Capes B2) tem a satisfação de anunciar a abertura de envio de contribuições para o dossiê do número 39: "Constitucionalismo e soberania: justiça e juízes na cultura política liberal".

    O constitucionalismo, desde o Oitocentos, passou a guiar comportamentos políticos na sociedade ocidental. Neste número da revista Dimensões, pretende-se abrir o debate sobre os diferentes conceitos de soberania, nacional ou popular, implícitos no liberalismo. Pretende-se abordar igualmente a construção da cidadania tanto da perspectiva das transformações promovidas pelo Estado, quanto aquelas proporcionadas pelos movimentos sociais. Objetiva-se, assim, contemplar os dilemas da participação política, bem como o papel do Judiciário e seus agentes na consolidação do constitucionalismo como cultura política ocidental.

    O prazo para submissão é 31 de julho de 2017.

    As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.

    Saiba mais sobre Dimensões n. 39 (2017/2) - Dossiê "Constitucionalismo e soberania: justiça e juízes na cultura política liberal"
  • Dimensões n. 38 (2017/1) - Dossiê "Historiografia brasileira em perspectiva crítica: personagens, contextos, conceitos e agendas de análise"

    15-12-2016

    A Revista Dimensões (conceito Qualis Capes B2) tem a satisfação de anunciar a abertura de envio de contribuições para o dossiê do número 38: "Historiografia brasileira em perspectiva crítica: personagens, contextos, conceitos e agendas de análise". 

    O prazo para submissão é 28 de fevereiro de 2016.

    As normas de composição dos textos encontram-se na seção de Submissões da Revista Dimensões, podendo ser acessadas por aqui. Alertamos que artigos fora das normas não serão avaliados.

    Saiba mais sobre Dimensões n. 38 (2017/1) - Dossiê "Historiografia brasileira em perspectiva crítica: personagens, contextos, conceitos e agendas de análise"