TEMPO E ESPAÇO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA ESCOLA DO ACOLHIMENTO À ESCOLA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Clebson Gomes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT http://orcid.org/0000-0003-1764-1261
  • Maria José de Pinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
  • Joana D'Arc Alves Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.21408

Resumo

O presente estudo tem por objetivo fazer uma discussão teórica e qualitativa acerca das dimensões pedagógicas do tempo, do espaço e do currículo da escola em tempo integral, na perspectiva de evidenciar como estes elementos contribuem para se pensar e refletir o ensino em sua integralidade. O tempo e o espaço escolar, enquanto movimento em torno da educação integral, no instiga a fazermos algumas reflexões, no sentido de se discutir e pensar: o que significa permanecer mais tempo no espaço curricular da escola? Qual o sentido da relação tempo/espaço/currículo para a promoção de uma educação integral? Por que, uma formação em regime integral exige maior tempo e maior espaço curricular? O pressuposto balizador para estas reflexões é de que a crise de identidade da escola emergente, situada dentro do viés mercadológico e capitalista, confunde a compreensão da perspectiva da formação em seu sentido integral, limitando-se ao tecnicismo e ao acolhimento social. Dentro deste contexto identificou-se na pesquisa, que o currículo escolar necessita ser repensado, em função da compreensão do tempo e do espaço escolar como aportes essenciais para a construção de uma formação integral do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clebson Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – PPGE/UFT. Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins – SEDUC/TO na cidade de Palmas/TO. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas do Tocantins – RIEC-TO. E-mail: clebhson@gmail.com

Maria José de Pinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins, PPGE/UFT, Campus de Palmas/TO. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). E-mail: mjpgon@uft.edu.br

Joana D'Arc Alves Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas da Universidade Federal do Tocantins. Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins e Membro do Fórum Estadual de Educação e Coordenadora da Comissão Paritária de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação – PEE/TO. E-mail: Joana@cee.to.gov.br

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.
BRASIL, Ministério da Educação (Org.). Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília, DF: MEC, Secad, 2009.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2017.
CAMPOS, Marília Andrade Torales; BRANCO, Verônica; DANIEL, Leziany Silveira. A organização do espaço e do tempo educativo-escolar: análise de uma experiência de educação integral. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 100-118, Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/ index> Acesso em: 05 jun. 2018.
CAVALIÈRE, Ana Maria Villela. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação e Sociedade, Campinas: Unicamp, vol. 28, n. 100, out. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 05 jun. 2010.
COSME, Ariana; TRINDADE, Rui. Escola a Tempo Inteiro: escola para que te quero? Porto: Profedições, 2007.
DAVIS, Claudia Leme Ferreira (et al). Anos Finais do Ensino Fundamental: aproximando-se da configuração atual. Anais do Congresso de Educação Básica – Qualidade na aprendizagem, Florianópolis, SC: COEB, 2013. Disponível em: < http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.35.56.fd59cb7bd5476a752ed3207621847219.pdf> Acesso em: 07 jun. 2018.
ÉBOLI, Terezinha. Uma experiência de Educação Integral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1969.
EINSTEIN, Albert. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. São Paulo: Atlas,1991.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Tradução: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2004.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo: política de civilização e problema mundial. In: Francisco Menezes Martins e Juremir Machado da Silva (org), Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs. 2000, p. 5-38.
______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento-Transdisciplinaridade. Educação e Transdisciplinaridade, I, pp.13-29. Brasília, UNESCO, 2000.
LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n.1, p.13-28, jan.-mar. 2012.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)