TEMPO E ESPAÇO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA ESCOLA DO ACOLHIMENTO À ESCOLA DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.21408Resumen
O presente estudo tem por objetivo fazer uma discussão teórica e qualitativa acerca das dimensões pedagógicas do tempo, do espaço e do currículo da escola em tempo integral, na perspectiva de evidenciar como estes elementos contribuem para se pensar e refletir o ensino em sua integralidade. O tempo e o espaço escolar, enquanto movimento em torno da educação integral, no instiga a fazermos algumas reflexões, no sentido de se discutir e pensar: o que significa permanecer mais tempo no espaço curricular da escola? Qual o sentido da relação tempo/espaço/currículo para a promoção de uma educação integral? Por que, uma formação em regime integral exige maior tempo e maior espaço curricular? O pressuposto balizador para estas reflexões é de que a crise de identidade da escola emergente, situada dentro do viés mercadológico e capitalista, confunde a compreensão da perspectiva da formação em seu sentido integral, limitando-se ao tecnicismo e ao acolhimento social. Dentro deste contexto identificou-se na pesquisa, que o currículo escolar necessita ser repensado, em função da compreensão do tempo e do espaço escolar como aportes essenciais para a construção de uma formação integral do aluno.
Descargas
Citas
BRASIL, Ministério da Educação (Org.). Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília, DF: MEC, Secad, 2009.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2017.
CAMPOS, Marília Andrade Torales; BRANCO, Verônica; DANIEL, Leziany Silveira. A organização do espaço e do tempo educativo-escolar: análise de uma experiência de educação integral. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 100-118, Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/ index> Acesso em: 05 jun. 2018.
CAVALIÈRE, Ana Maria Villela. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação e Sociedade, Campinas: Unicamp, vol. 28, n. 100, out. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 05 jun. 2010.
COSME, Ariana; TRINDADE, Rui. Escola a Tempo Inteiro: escola para que te quero? Porto: Profedições, 2007.
DAVIS, Claudia Leme Ferreira (et al). Anos Finais do Ensino Fundamental: aproximando-se da configuração atual. Anais do Congresso de Educação Básica – Qualidade na aprendizagem, Florianópolis, SC: COEB, 2013. Disponível em: < http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.35.56.fd59cb7bd5476a752ed3207621847219.pdf> Acesso em: 07 jun. 2018.
ÉBOLI, Terezinha. Uma experiência de Educação Integral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1969.
EINSTEIN, Albert. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. São Paulo: Atlas,1991.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Tradução: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2004.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo: política de civilização e problema mundial. In: Francisco Menezes Martins e Juremir Machado da Silva (org), Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs. 2000, p. 5-38.
______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento-Transdisciplinaridade. Educação e Transdisciplinaridade, I, pp.13-29. Brasília, UNESCO, 2000.
LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n.1, p.13-28, jan.-mar. 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0