A Reforma Teológica, Bernhardt Varenius e a constituição da Ciência Geográfica

Autores

  • Antonio Carlos Vitte Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO14.3656

Resumo

O artigo tem como objetivo demonstrar a relação entre ciência e religião que foi de grande importância para o desenvolvimento de uma concepção mecânica da natureza do século XVII marcado pela Reforma Protestante. Esta reforma resultou na profanação da natureza, a formação de uma concepção mecânica da mesma, além de influenciar a imaginação e a prática, viabilizando a construção do telescópio e do microscópio, juntamente com as inovações na química e na medicina. É neste contexto que o trabalho geográfico de Bernhardt Varenius inaugurou a modernidade no pensamento geográfico,na medida em que representou o primeiro pensamento que demonstrou empiricamente a validade dos trabalhos de Galileu Galilei, Kepler e Descartes. Varenius entendeu a superfície da superfície da Terra como um conjunto coordenado de áreas diferentes, onde cada áre-região era o produto de um cruzamento complexo entre religião, cultura e natureza. Se em um primeiro momento Varenius geometrizou a superfície a Terra, a sua geografia trouxe a importância de entender o espaço como uma conexão interescalar e fluida, abrindo assim perspectivas para a abordagem kantiana e humbodtiana de geografia e paisagem geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Vitte, Unicamp

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp. Pesquisador Cnpq.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

VITTE, Antonio Carlos. A Reforma Teológica, Bernhardt Varenius e a constituição da Ciência Geográfica. Geografares, [S. l.], n. 14, p. 84–106, 2020. DOI: 10.7147/GEO14.3656. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3656. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)