A Reforma Teológica, Bernhardt Varenius e a constituição da Ciência Geográfica
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO14.3656Abstract
O artigo tem como objetivo demonstrar a relação entre ciência e religião que foi de grande importância para o desenvolvimento de uma concepção mecânica da natureza do século XVII marcado pela Reforma Protestante. Esta reforma resultou na profanação da natureza, a formação de uma concepção mecânica da mesma, além de influenciar a imaginação e a prática, viabilizando a construção do telescópio e do microscópio, juntamente com as inovações na química e na medicina. É neste contexto que o trabalho geográfico de Bernhardt Varenius inaugurou a modernidade no pensamento geográfico,na medida em que representou o primeiro pensamento que demonstrou empiricamente a validade dos trabalhos de Galileu Galilei, Kepler e Descartes. Varenius entendeu a superfície da superfície da Terra como um conjunto coordenado de áreas diferentes, onde cada áre-região era o produto de um cruzamento complexo entre religião, cultura e natureza. Se em um primeiro momento Varenius geometrizou a superfície a Terra, a sua geografia trouxe a importância de entender o espaço como uma conexão interescalar e fluida, abrindo assim perspectivas para a abordagem kantiana e humbodtiana de geografia e paisagem geográfica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
14-12-2020
How to Cite
VITTE, Antonio Carlos. A Reforma Teológica, Bernhardt Varenius e a constituição da Ciência Geográfica. Geografares, Vitória, Brasil, n. 14, p. 84–106, 2020. DOI: 10.7147/GEO14.3656. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3656. Acesso em: 26 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
Copyrights Declaration
Authors who publish in the journal agree with the following terms:
- Authors will keep their copyrights and grant the journal the right to their first publishing, simultaneously licenced under Creative Commons Attribution License which allows sharing their work with authorship recognition and initial release through this journal.
- Authors may sign additional contracts separately diffusing a non-exclusively version of the paper published in this journal (i.g. publishing in institutional repository or as a book chapter), once citing the authorship and initial release through this journal.
- Authors are encouraged to publicize and diffuse their paper online, for example onto institutional repositories or on their personal websites.