Comparação com a cartografia atual, ao nível da orografia, hidrografia, definição da costa e povoamento, de dois Mapas do Geografo Robert de Vaugondy relativos ao Reino de Portugal do Século XVIII (1751)

Autores

  • Marco Pais Neves dos Santos Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI) marco.santos@inci.pt

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO16.6817

Resumo

No artigo “Estudo de dois Mapas do Geografo Robert de Vaugondy relativos ao Reino de Portugal do Século XVIII (1751) ”, publicado na Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Vol. 34, n.º 1, 2013, tentámos propor uma explicação para as divisões administrativas cartografadas, nesses mapas, através do estudo de várias obras do período em referência, e de obras conexas, e concluímos que o mais consentâneo com a lógica era representarem divisões eclesiásticas. Neste artigo, damos profundidade a esse trabalho através da comparação desses mapas com a cartografia atual, ao nível da orografia, hidrografia, definição da costa e povoamento. Apesar dos erros detetados, concluímos que o trabalho de Vaugondy, ao nível do conhecimento e representação da geografia de Portugal, é o melhor possível para a época, e reafirmamos a ideia de que estes dois mapas representam divisões eclesiásticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Pais Neves dos Santos, Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI) marco.santos@inci.pt

Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Frequência da Licenciatura em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Mestre em Cidadania Ambiental e Participação pelo Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Aberta.

Frequência do Doutoramento em Desenvolvimento Social e Sustentabilidade.

Técnico Superior na Direção de Licenciamento e Qualificação do Instituto da Construção e do Imobiliário.

http://orcid.org/0000-0002-8671-1414

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

NEVES DOS SANTOS, Marco Pais. Comparação com a cartografia atual, ao nível da orografia, hidrografia, definição da costa e povoamento, de dois Mapas do Geografo Robert de Vaugondy relativos ao Reino de Portugal do Século XVIII (1751). Geografares, [S. l.], n. 16, p. 168–208, 2014. DOI: 10.7147/GEO16.6817. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/6817. Acesso em: 28 mar. 2024.