Comparação com a cartografia atual, ao nível da orografia, hidrografia, definição da costa e povoamento, de dois Mapas do Geografo Robert de Vaugondy relativos ao Reino de Portugal do Século XVIII (1751)
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO16.6817Palavras-chave:
Robert de Vaugondy, Divisão Administrativa, Geografia de Portugal, CartografiaResumo
No artigo “Estudo de dois Mapas do Geografo Robert de Vaugondy relativos ao Reino de Portugal do Século XVIII (1751) ”, publicado na Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Vol. 34, n.º 1, 2013, tentámos propor uma explicação para as divisões administrativas cartografadas, nesses mapas, através do estudo de várias obras do período em referência, e de obras conexas, e concluímos que o mais consentâneo com a lógica era representarem divisões eclesiásticas. Neste artigo, damos profundidade a esse trabalho através da comparação desses mapas com a cartografia atual, ao nível da orografia, hidrografia, definição da costa e povoamento. Apesar dos erros detetados, concluímos que o trabalho de Vaugondy, ao nível do conhecimento e representação da geografia de Portugal, é o melhor possível para a época, e reafirmamos a ideia de que estes dois mapas representam divisões eclesiásticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).