AS ESCOLHAS DISCURSIVAS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM SUJEITO-CRIANÇA: SUBJETIVIDADE, GÊNERO E ETHOS

Autores

  • Maria Angélica Almeida

Resumo

Neste trabalho, pretendo mostrar que a criança, ao fazer escolhas identificáveis emseu texto, demonstra capacidade de assumir atitude responsiva ativa em certas situações deenunciação. A atitude responsiva ativa é, para Bakhtin ([1979]/2003), o que coloca o sujeitonuma ativa posição discursiva, tornando-o capaz de concordar, discordar, completar e aplicaros elementos linguísticos da comunicação discursiva, ocorrendo durante todo o processo decompreensão linguística. É importante ressaltar que essa atitude responsiva é determinadapelas condições de produção e revela o lugar que o ethos ocupa no discurso. Na busca dessaatitude responsiva ativa, deparamo-nos com os conceitos de escolhas discursivas,subjetividade e gênero propostos por Bakhtin e complementados por autores como:Benveniste, Possenti, Foucault e outros. Além disso, abordamos a noção de ethos postuladapor Maingueneau (1993/1995), pois entendemos que, por estar vinculado ao exercício dapalavra, o ethos pode se conciliar com a noção de sujeito-ativo de Bakhtin. A pesquisa seguiráos moldes do paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1986), que consiste em analisar oobjeto de pesquisa seguindo os indícios dos pormenores que constituem o quadrorepresentativo das hipóteses a serem verificadas. O corpus da pesquisa é um recorte daprodução escrita de um sujeito em fase de escolarização, abrangendo a 1a e a 2a séries doensino fundamental.

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Publicado

01-08-2011

Como Citar

ALMEIDA, Maria Angélica. AS ESCOLHAS DISCURSIVAS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM SUJEITO-CRIANÇA: SUBJETIVIDADE, GÊNERO E ETHOS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 1, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/1707. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos