Letramento Acadêmico Na UFMG: Visões, Crenças E Práticas De Um Grupo De Graduandos
Resumo
Esta pesquisa investigou a visão, as crenças e as práticas de letramento acadêmico de graduandos da UFMG que cursaram a disciplina Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, no primeiro semestre de 2018, com o intuito de se ter mais clareza das demandas desses discentes e da relação deles com o conhecimento linguístico e textual no contexto do ensino superior. O estudo fundamentou-se nas teorias do letramento acadêmico (LEDA; STREET, 1988, 2014) e os dados da investigação, de natureza quali-quantitativa, foram coletados por meio de questionário, respondido no ambiente Moodle. Os resultados revelaram que muitos respondentes reconhecem a importância de pautarem as buscas em livros e portais de credibilidade científica, assim como se preocupam com o plágio. Contudo, há aspectos, como a preferência por sites de pesquisa comuns e o pouco conhecimento dos gêneros acadêmicos, que exigem de nós, enquanto formadores desses estudantes, uma reflexão e uma mudança de estratégia pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS