ABORDAGEM TEÓRICA ACERCA DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM PORTUGAL

Autores

  • Anabela Cruz Santos Universidade do Minho

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma caracterização geral da Deficiência Auditiva, tendo em vista o conceito, classificação, tipos e graus de Deficiência Auditiva. É igualmente explanado os sistemas de comunicação usados no apoio a crianças com esta problemática em Portugal. Foi realizada uma pesquisa da literatura de forma a fazer um levantamento dos sistemas preferenciais, efeitos positivos da identificação e intervenção precoce. É apresentada uma secção dedicada à aquisição da língua gestual portuguesa, seus efeitos em crianças em idade-pré-escolar, e práticas centradas na investigação tendo em conta a língua primária destas crianças. Os sistemas abordados pretendem contribuir para um maior conhecimento de investigadores, profissionais e pais

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Biografia do Autor

Anabela Cruz Santos, Universidade do Minho

Professora do Departamento de Psicologia de Educação e Educação Especial, Instituto de Educação, Universidade do Minho.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

Santos, A. C. (2017). ABORDAGEM TEÓRICA ACERCA DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM PORTUGAL. Revista Educação Especial Em Debate, 2(4), 53–65. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18774

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo