EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ASPECTOS HISTÓRICOS

Autores

  • Fabiana Darc Miranda UFG

Resumo

A inclusão escolar, nos últimos anos, tem se desenvolvido em uma perspectiva mundial como um movimento complexo, que inclui a luta social das pessoas com deficiência, bem como de seus familiares, por direitos básicos, e outros mais abrangentes. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar alguns aspectos históricos da educação inclusiva, no que tange à educação especial. Analisa como ocorreram os movimentos da inclusão escolar antes e a partir da implementação de políticas públicas educacionais inclusivas. Para tanto, realiza uma análise bibliográfica e documental buscando resgatar o percurso histórico da concepção de deficiência e da inclusão escolar em uma perspectiva geral. O estudo aponta a presença de contradições e um distanciamento entre as necessidades reais do sistema de educação e ensino e os textos legais que norteiam a política de educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Darc Miranda, UFG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí.

Referências

ABENHAIM, E. Os Caminhos da inclusão: breve histórico. In MACHADO, A. M.; VEIGA NETO, A. J.; SILVA, M. V. O.; PRIETO, R. G.; RANNÃ, W.; ABENHAIM, E. (Orgs.). Psicologia e Direitos Humanos: Educação Inclusiva, direitos humanos na escola. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 39-53.

BATTISTI, C. M.; Inclusão: história e legislação, Cerro Grande; RS, 2007. Disponível em: http: // www.agora.ceedo.com.br. Acesso em: 26 ago. 2011.

BRASIL. Conselho municipal de educação; Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de Setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40.

BRASIL. Lei das diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC/SEESP, junho de 2008.

FURTADO, M. R. S. As armadilhas da educação inclusiva: um estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2007.

LIMA, E. T. S. Política de inclusão: um estudo na rede pública de educação em Jataí-Goiás /Goiânia. Dissertação de mestrado. Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), 2014.

LIMA, L. O. Estórias da educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasília, 1969.

MACIEL, A. M. S. B.; SANTOS, M. S. F. Educação inclusiva: Trabalhando os Avanços e os Desafios na Formação Universitária; Veredas Favip - Revista Eletrônica de Ciências - v. 1, n. 2 - julho a dezembro de 2008.

MATISKEI, A. C. R. M. Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas. Educar em Revista. Curitiba, PR: Ed. UFPR, n. 23, p. 185-202, 2004.

MENDES, E, G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]; vol. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.

NOGUEIRA, Carolina de Matos; História da deficiência: tecendo a história da assistência à criança deficiente no Brasil. Rio de Janeiro, Trabalho de Conclusão da Disciplina História da Assistênciaàa Infância no Brasil, apresentado ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana do Centro de Educação e Humanidades – Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008.

PESSOTTI, I. Deficiência mental: da Superstição à Ciência. São Paulo: Queiroz/EDUSP. 1984.

ROCHA, M. S.O processo de inclusão na percepção do docente do ensino regular e especial. Monografia apresentada como conclusão do curso de Pós-graduação em Educação Especial – Área de Deficiência Mental, Universidade Estadual de Londrina. p. 3-10, 2000.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

TEIXEIRA, P. P. Psicólogo escolar – esse desconhecido; n. 02, Curitiba, jul., Revista Eletrônica de Psicologia, 2003. Disponível em: www.utp.br/psico.utp.online. Acesso em: 18 jan. 2016.

ZAVAREZE, T. E. A construção histórico-cultural da deficiência e as dificuldades atuais na promoção da inclusão, UFSC, Brasil; 2009. Disponível em: www.psicologia.com,pt, O portal dos psicólogos. Acesso em: 20 ago. 2017.

UNESCO (1994) Declaração de Salamanca. Ed. UNESCO, Junho, 1994.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

Miranda, F. D. (2017). EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ASPECTOS HISTÓRICOS. Revista Educação Especial Em Debate, 2(4), 104–114. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18778

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo