Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Simbiótica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores


1. INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

A inscrição de trabalhos deve ser efetuada somente pela internet durante todo ano, em fluxo contínuo, enviando o trabalho pelo portal do periódico, em ‘Submissões Online’.

Caso o(a) autor(a) não esteja cadastrado(a), deve realizá-lo pelo sistema do periódico (http://periodicos.ufes.br/simbiotica/user/register) e iniciar o processo passo-a-passo para submissão, seguindo as instruções.

Cada candidato pode apresentar apenas um único trabalho em cada edição, com no máximo 2 (dois) autores, considerando as especificações abaixo relacionadas. Os casos não previstos quanto ao número de autores serão analisados pela Equipe Editorial da revista. Nos casos de coautoria, ambos devem se cadastrar na área de acesso, e fornecer as seguintes informações: nome completo; formação acadêmica; instituição ou organização e área em que atua; endereço postal completo, especialmente cidade e país; e e-mail (endereço eletrônico); e, caso desejar, pode indicar o link de acesso ao currículo lattes (no caso de brasileiros) ou currículo disponível ao acesso online (no caso de outras nacionalidades).

Somente um dos autores deve realizar a submissão do trabalho.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas pela revista serão recusadas. Depois de notificados os autores podem realizar as adequações e/ou correções e submeter novamente.

Para mais esclarecimentos/informações ou dúvidas, entrar em contato por e-mail: revistasimbiotica@gmail.com

 

2. TIPO DE MATERIAL A SER SELECIONADO

Os interessados podem submeter: artigos, ensaios, etnografias, resenhas, entrevistas, desenhos, caricaturas, charges, fotografias, HQs, poemas, crônicas, contos e críticas de cinema, de teatro, de música, de literatura e cultura popular.

A revista aceitará somente trabalhos inéditos e que não tenham sido submetidos ao processo de seleção em outra revista acadêmica ou outro meio de publicação científica (trabalhos apresentados em Eventos Acadêmicos e publicados em Anais serão aceitos para submissão, desde que conste detalhadamente tal informação, em nota de rodapé).

 

3. AOS AUTORES

O texto deve ser redigido em *.doc (Word), com letra Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. As margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm. Deve inserir um recuo na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.

Os Artigos devem conter entre 25.000 e 45.000 caracteres, com espaços. As etnografias e ensaios no máximo 70.000 caracteres, com espaços. As resenhas no máximo 22.000 caracteres, com espaços. Os trabalhos em arte e cultura (como poesias, contos, crônicas, ensaios fotográficos, críticas, entre outros) não terão limite de caracteres.

Aos trabalhos que contenham imagens, solicita-se: todas as imagens devem ser enviadas individualmente em formato JPEG. Os trabalhos fotográficos devem conter especificações técnicas dos equipamentos utilizados. Trabalhos em desacordo serão avaliados pela Equipe Editorial da revista.

O arquivo submetido com o texto deve ser enviado anonimamente. Não deve trazer qualquer identificação de autoria, para assegurar a avaliação imparcial.

Todas as informações explícitas referentes ao autor, como auto-citações ou referências a trabalhos anteriores, devem ser feitas de forma impessoal [ex.: (AUTOR, 2015)] tanto no corpo do texto, como nas referências bibliográficas finais, de forma a garantir o sistema de anonimato.

 

4. NORMAS PARA ARTIGOS, ENSAIOS E ETNOGRAFIAS

Os trabalhos devem iniciar pelos seguintes elementos:

Título em português, espanhol e inglês;
Resumo em português, espanhol e inglês;
Palavras-chave em português, espanhol e inglês.

O título deve ter tamanho 18, em negrito e centralizado. Logo abaixo, apresentar os títulos em espanhol e inglês, tamanho 16, sem negrito e centralizados.

Os subtítulos que serão apresentados no desenvolvimento do trabalho devem ter tamanho 12, em negrito e justificado.

O resumo deve conter entre 90 a 120 palavras, com espaçamento simples, seguido, logo abaixo, de 4 palavras-chave em minúsculo e separadas por ponto e vírgula.

As notas de rodapé devem ter tamanho 10, com espaçamento simples e inseridas na mesma página.

As citações no próprio texto devem ter no máximo três linhas e estar entre aspas. As citações com mais de três linhas devem estar em tamanho 10, com espaçamento 1,5 e recuo de 4 cm da margem esquerda.

A indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor, ano de publicação e página; nas citações indiretas a indicação de página é opcional, conforme os modelos abaixo:
 

Neste sentido, podemos afirmar que a verdade é luta de verdades (SANTOS, 1989).

Segundo Morin (2012, p. 44), o "problema do conhecimento acha-se no coração do problema da vida".

Conforme demonstramos, "o conhecimento histórico é indireto, indiciário, conjetural" (GINZBURG, 1989, p. 157).

"Se quisermos dar uma noção da natureza grandiosa da religião, devemos ter em mente o que ela se propõe fazer pelos seres humanos. Dá-lhes informações a respeito da origem e da existência do universo, assegura-lhes proteção e felicidade definitiva nos altos e baixos da vida e dirige seus pensamentos e ações mediante preceitos, os quais estabelece com toda a sua autoridade" (FREUD, 1996, p. 246).
 

Para as referências apresentadas ao final do trabalho, observar os exemplos a seguir:

Livros

MORIN, Edgar (2012). O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina.

Capítulo de livro

CARVALHO, E. de A. (1999). “Complexidade e ética planetária”. In: PENA-VEGA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar P. (Orgs.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond. pp. 107-118.

Dissertações e teses

COELHO, Claudio M. (2016). Religião e história: em nome Pai: Gilberto Freyre e Casa-Grande & Senzala, um projeto político salvífico para o Brasil (1906-1933)? Tese (Doutorado em História Social das Relações Políticas). PPGHIS, CCHN-UFES, Vitória. 348 p.

Artigo de periódico

VARGAS-MADRAZO, Enrique (2015). "Desde la transdisciplinariedad hacia el auto-conocimiento y el diálogo comunitario de saberes: simplicidad ante la crisis". Polis. Revista Latinoamericana. Santiago, vol. 14, n. 42, set.-dez. pp. 515-536.

MALDONADO-TORRES, Nelson (2016). "Transdisciplinaridade e descolonialidade". Revista Sociedade e Estado. Brasília, vol. 31, n. 1, jan.-abr. pp. 75-97.

Verbetes

QUIJANO, Aníbal (2006). "Diversidad étnica". In: SADER, Emir; JINKINGS, Ivana. Latinoamericana: enciclopedia contemporánea de América Latina y el Caribe. Madrid: Ediciones Akal; Boitempo Editorial. pp. 435-445.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. E. (2008). Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto. pp. 166-168.

Informação ou texto obtido na internet

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (2010). Sobre o IBICT. Histórico. Disponível em: <http://www.ibict.br/sobre-o-ibict/historico-1> - Acesso em: 05 de outubro de 2016.

 

5. NORMAS PARA RESENHAS

Na primeira página devem constar os seguintes elementos:

- Pede-se que o autor dê um título à resenha (o título da resenha deve ser diferente do título da obra resenhada).

- O título deve ser apresentado em português, espanhol e inglês.

- A referência bibliográfica da obra resenhada deverá vir logo abaixo, conforme o seguinte exemplo:

RIBEIRO, Darcy (1995). O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Companhia da Letras. 476 p.
 

Serão aceitas resenhas de livros publicados no Brasil, no máximo há 30 meses e, no exterior, no máximo há 48 meses. Os casos não previstos serão analisados pela Equipe Editorial da Simbiótica.

 

6. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Os conceitos, argumentos e opiniões apresentadas em trabalhos publicados pela Simbiótica são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Ao enviar o trabalho para avaliação do Conselho Editorial da revista, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Simbiótica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado, permitindo o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Ao Conselho Editorial da revista reserva-se o direito de recusar trabalhos que não atendam às normas estabelecidas, ou que, mediante consulta aos editores, sejam considerados inapropriados à proposta e intuitos da revista. Em todo caso, o autor será comunicado da recusa e/ou aprovação de seu trabalho, com transparência e isonomia.

 

Vitória, Brasil, 13 de Janeiro de 2017.

 

Revista Simbiótica

NEI-PGCS-UFES

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


*** 

GUIDELINES FOR AUTHORS


1. REGISTRATION OF WORK

The registration of works must be done only through the internet throughout the year, in a continuous flow, sending the work through the journal's portal, in 'Submissions Online'.

If the author is not registered, he/she must do it through the journal system (http://periodicos.ufes.br/simbiotica/user/register) and start the step-by-step process for submission, following the instructions.

Each candidate can submit only one work in each edition, with a maximum of 2 (two) authors, considering the specifications listed below. The cases not foreseen in the number of authors will be analyzed by the Editorial Team of the journal. In cases of co-authorship, both must register in the access area, and provide the following information: full name; academic education; institution or organization and area in which it operates; full postal address, especially city and country; and e-mail; and, if you wish, you can indicate the access link to the curriculum lattes (in the case of Brazilians) or curriculum available for online access (in the case of other nationalities).

Only one of the authors must submit the paper.

Submissions that do not conform to the standards established by the journal will be refused. Once notified the authors can make the adjustments and / or corrections and resubmit.

For more clarifications/information or doubts, contact by email: revistasimbiotica@gmail.com

 

2. TYPE OF MATERIAL TO BE SELECTED

Those interested can submit articles, essays, ethnographies, reviews, interviews, drawings, cartoons, cartoons, cartoons, photographs, comics, poems, chronicles, short stories and reviews of cinema, theater, music, literature and popular culture.

The journal will only accept unpublished works that have not been submitted to the selection process in another academic journal or other means of scientific publication (papers presented in Academic Events and published in Proceedings will be accepted for submission, provided that this information is detailed in note footnote).

 

3. TO THE AUTHORS

The text should be written in * .doc (Word), with Times New Roman font, size 12 and line spacing of 1,5. The top and left margins are 3 cm, and the bottom and right margins are 2 cm. You should insert a indent in the first line of each paragraph of 1.25 cm.

Articles must contain between 25,000 and 45,000 characters, with spaces. Ethnographies and essays no more than 70,000 characters, with spaces. Reviews up to 22,000 characters, with spaces. Works in art and culture (such as poetry, short stories, chronicles, photographic essays, criticism, among others) will have no limit of characters.

For works that contain images, it is requested: all images must be sent individually in JPEG format. Photographic works must contain technical specifications of the equipment used. Works in disagreement will be evaluated by the Editorial Team of the magazine.

The file submitted with the text must be sent anonymously. It should not bring any author identification, to ensure impartial evaluation.

All explicit information about the author, such as self-citations or references to previous works, should be made impersonally (eg, AUTHOR, 2015) both in the body of the text and in the final bibliographical references in order to guarantee the system of anonymity.

 

4. RULES FOR ARTICLES, ESSAYS AND ETHNOGRAPHIES

Work should start with the following elements:


Title
in Portuguese, Spanish and English;

Abstract in Portuguese, Spanish and English;

Keywords in Portuguese, Spanish and English.

The title should be size 18, bold and centered. Below, present the titles in Spanish and English, size 16, without bold and centralized.

The subtitles that will be presented in the development of the work must have size 12, bold and justified.

The abstract should contain between 90 and 120 words, with single spacing, followed, below, by 4 keywords in lowercase and separated by semicolons.

Footnotes should be size 10, single spaced, and inserted on the same page.

References in the text itself should be no more than three lines long and must be in quotes. Citations with more than three lines must be in size 10, with spacing 1,5 and retreating 4 cm from the left margin.

The reference indication in direct citations should bring author, year of publication and page; in indirect citations the page indication is optional, according to the models below:


In this sense, we can affirm that truth is a struggle of truths (SANTOS, 1989).

According to Morin (2012, p. 44), the "problem of knowledge lies at the heart of the problem of life".

As we have shown, "historical knowledge is indirect, indicative, conjectural" (GINZBURG, 1989, p. 157).

"If we want to give a sense of the great nature of religion, we must keep in mind what it intends to do for human beings. It gives them information about the origin and existence of the universe, assures them of ultimate protection and happiness in the ups and downs of life, and directs their thoughts and actions through precepts, which he establishes with all his authority" (FREUD 1996, pp. 246).


For the references presented at the end of the work, observe the following examples:


Books

MORIN, Edgar (2012). O método 3: conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina.

Book chapter

CARVALHO, E. de A. (1999). “Complexidade e ética planetária”. In: PENA-VEGA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar P. (orgs.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, pp. 107-118.

Dissertations and Theses

COELHO, Claudio M. (2016). Religião e história: em nome Pai: Gilberto Freyre e Casa-Grande & Senzala, um projeto político salvífico para o Brasil (1906-1933)? Tese (Doutorado em História Social das Relações Políticas). PPGHIS, CCHN-UFES, Vitória, 348 p.

Newspaper article

VARGAS-MADRAZO, Enrique (2015). "Desde la transdisciplinariedad hacia el auto-conocimiento y el diálogo comunitario de saberes: simplicidad ante la crisis". PolisRevista Latinoamericana. Santiago, vol. 14, n. 42, set.-dez, pp. 515-536.

MALDONADO-TORRES, Nelson (20016). "Transdisciplinaridade e descolonialidade". Revista Sociedade e Estado. Brasília, vol. 31, n. 1, jan.-abr, pp. 75-97.

Entries

QUIJANO, Aníbal (2006). Diversidad étnica. In: SADER, Emir; JINKINGS, Ivana. Latinoamericana: enciclopedia contemporánea de América Latina y el Caribe. Madrid: Ediciones Akal; Boitempo Editorial, pp. 435-445.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. (2008) E. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, pp. 166-168.

Information or text obtained on the internet

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sobre o IBICT. Histórico. Disponível em: <http://www.ibict.br/sobre-o-ibict/historico-1>. Acessado em: 05 de outubro de 2016.

 

5. RULES FOR REVIEWS

The first page should contain the following elements:


The author is asked to give a title to the review (the title of the review should be different from the title of the work reviewed).

The title should be presented in Portuguese, Spanish and English.

The bibliographical reference of the reviewed work should follow below, obeying the following formatting:

AUTHOR'S NAME, first name. Title of the work. Place of publication: publisher, date, edition number if it is not the first one, number of pages (eg RIBEIRO, Darcy (1995). O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 2ª edição, 476 p.).


Book reviews published in Brazil will be accepted, for a maximum of 30 months and abroad, for a maximum of 48 months. Unexpected cases, which exceed the maximum period of publication of books, will be analyzed by the Symbiotic Editorial Team.

 

6. GENERAL CONSIDERATIONS

The concepts, arguments and opinions of works written by Simbiótica are the sole and absolute responsibility of its authors.

In submitting the work for evaluation by the Editorial Board of the journal, the authors maintain the copyright and grant to Simbiótica the right of first publication, with the work simultaneously licensed, allowing sharing with recognition of authorship and initial publication in this journal.

The Editorial Board of the journal reserves the right to refuse works that do not comply with the established norms, or that, in consultation with the editors, are considered inappropriate to the proposal and purposes of the journal. In any case, the author will be informed of the refusal and/or approval of his work, with transparency and isonomy.

 

Vitoria, Brasil, January 13, 2017.

 

Revista Simbiótica

NEI-PGCS-UFES

Authors retain the copyright and grant to the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
    Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.

c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 
 
***
 
Copyright Statement

Authors who publish in this journal agree to the following terms:

a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
    Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.

c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.

d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).

 

Política de Privacidade

As informações referentes à autoria ficam estritamente reservadas aos Editores Cinetíficos e a Comissão Editoiral até a data de publicação. O anonimato tanto dos(as) autores(as) quanto dos(as) pareceristas é garantido durante todo o processo de avaliação.

 

Privacy Policy

The information regarding authorship is strictly reserved for the Editors and Editorial Commission until the date of publication. The anonymity of both the authors and the referees is guaranteed throughout the evaluation process.