Edições anteriores

  • Edição Especial Covid-19
    v. 8 n. 3 (2021)

    Orientados pelo otimismo que guardávamos há mais de um ano e que de certo modo soçobrou, buscamos resgatá-lo – no ato virtuoso de negar energicamente o pessimismo –, renovando uma série de questionamentos relacionados a algum dos mais importantes sistemas da sociedade. Assim, o título que propomos a esta segunda oportunidade de tratar da pandemia neste Dossiê é: As incertezas de um Pós-pandêmico: ainda resta oportunidade para uma saída virtuosa ao Brasil? Certamente que as contribuições aqui apresentadas em forma de entrevista e de artigos, fruto de investigações e/ou áreas de reflexões e de expertises dos/as pesquisadores/as colaboradores/as deste número – aos quais somos muito gratos –, buscam problematizar boa parte dos questionamento aqui levantados.

  • Simbiótica
    v. 8 n. 2 (2021)

  • Simbiótica
    v. 8 n. 1 (2021)

  • Simbiótica
    v. 7 n. 3, jul.-dez. (2020)

  • Simbiótica
    v. 7 n. 2, jan.-jun. (2020)

  • Edição Especial sobre a Covid-19
    v. 7 n. 1 (2020)

    “Talvez seja precipitado escrever sobre a pandemia de Covid-19... As ciências sociais são mais cautelosas e geralmente recomendam que tomemos o necessário e prudente distanciamento temporal dos fatos”. Estas são as primeiras e provocativas palavras dos organizadores da presente Edição Especial “Em tempos de pandemia: para um pós-epidêmico como oportunidade virtuosa”.

    Mas, os organizadores deste número também nos dizem que há necessidade de “reflexões sociais imediatas”. Certamente, este é o mérito e, ao mesmo tempo, o desafio da Edição que apresentamos aos nossos leitores. A Simbiótica, de espírito inquieto, não se omitiria no empenho conjunto de pensar a urgência do presente.

    Criamos, assim, uma oportunidade virtuosa que juntou os editores da revista aos professores Léo Peixoto Rodrigues (UFPel), Everton Garcia da Costa (IFSul) e Eduardo Rosa Guedes (UFPel), que vem a público com este belo dossiê que, agilmente, se mostrou capaz de articular um diálogo transnacional, em que um fenômeno de tal envergadura é lido sob lentes distintas.

  • Edição especial
    n. 4 (2013)

    Seis personagens à procura de um Teatro