v. 12 n. 2 (2025): Simbiótica
Nesta edição, além dos artigos de temática livre, apresentamos o dossiê Jogos eletrônicos, cultura e sociedade, organizado por Everton Garcia da Costa (UFRGS, Brasil), Rafael Bisso-Machado (UFCSPA, Brasil) e Thatiana Aquino (Universidade do Minho, Portugal). A relevância deste número está associada ao fato de que os jogos eletrônicos ocupam hoje uma posição central na cultura contemporânea, mobilizando bilhões de jogadores em todo o mundo e movimentando uma das maiores indústrias do entretenimento. Para além do aspecto lúdico, os games configuram-se como fenômenos sociais e culturais complexos: constroem e desconstruem identidades, criam comunidades, produzem memórias e estabelecem novas formas de interação mediadas pela tecnologia. Nesse contexto, o dossiê reúne contribuições que abordam os jogos eletrônicos sob diferentes perspectivas das ciências humanas e sociais. Os artigos discutem temas como os usos educativos dos games, sua relação com a divulgação científica e cultural, representações de gênero e raça, dinâmicas sociais das comunidades gamers, aspectos jurídicos dos e-sports, além das formas de memória, ativismo e representação do passado presentes nas narrativas digitais.








