v. 11 n. 2 (2024): Simbiótica
Além dos artigos e trabalhos literários livres, a presente edição conta com o dossiê “O Ensino de Sociologia: temas e tensões dos nossos tempos”, organizado por Danyelle Nilin Gonçalves (UFC), Irapuan Peixoto Lima Filho (UFC) e Harlon Romariz Rabelo Santos (UFMT). Considerando a volta da Sociologia ao currículo escolar em 2008 e as discussões decorrentes, o dossiê tem com objetivo reunir pesquisas concluídas ou em conclusão, em forma de artigos científicos entre as temáticas: História da Sociologia no currículo escolar; Reforma do Ensino Médio, BNCC e/ou implantação das Diretrizes Curriculares estaduais; As disputas em torno da disciplina na escola; Atuação dos movimentos conservadores sobre a disciplina e prática docente; Impactos da atuação do PIBID e RP para a disciplina de Sociologia; Livros Didáticos, Metodologias de ensino, materiais, recursos e tecnologias para o ensino de Sociologia; Formação inicial e continuada de professores de Sociologia; Efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a disciplina de Sociologia e prática docente; Juventudes e os estudantes da Educação Básica; Estado da arte do ensino de Sociologia; e Estudos em Sociologia da educação.