A Educação Patrimonial e suas práticas de incentivo às culturas locais

Luana Maria Cavalcanti Bispo

Resumo


A partir de uma perspectiva analítico-reflexiva, este artigo visa refletir sobre a contribuição da Educação Patrimonial no desenvolvimento das culturais locais, analisando suas práticas através de projetos e programas nas diversas regiões do Brasil que através da memória, do patrimônio material e imaterial das cidades e estados contribuem para o fortalecimento das identidades locais e o exercício de uma cidadania mais efetiva.

 

Resumen: Desde una perspectiva analítica y reflexiva, este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la contribución de la educación del patrimonio en el desarrollo cultural local, el análisis de sus prácticas a través de proyectos y programas en diferentes regiones de Brasil que a través de la memoria, el patrimonio tangible e intangible de las ciudades y los estados contribuyen al fortalecimiento de las identidades locales y la búsqueda de una ciudadanía más eficaz.

Palabras clave: la educación; patrimonio; la cultura; prácticas.

 

Abstract: From an analytical-reflexive perspective, this article aims to think about the contribution of Patrimonial Education in the development of local cultures, analyzing their practices through projects and programs in Brazil’s many different regions that through memory, tangible and intangible heritage of cities and states contribute to the strengthening of local identities and the pursuit of a more effective citizenship.

Keywords: education; patrimony; culture; practices.


Palavras-chave


educação; patrimônio; cultura; práticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




_____________

ISSN: 2316-1620

_____________

QUALIS:

Interdisciplinar B2

Administração B3

História B3

Sociologia B4

Antropologia B4

Ciência Política B5

____________________________________________________________________________________________________

INDEXADORES e DIRETÓRIOS

                                                    

                                                        

                                                                                 

   ____________________________________________________________________________________________________
NAS REDES SOCIAIS:
 
       

____________________________________________________________________________________________________

ciências humanas e sociais