Religião e Estado: um diálogo entre as filosofias de al-Farabi e Marsílio de Pádua
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v6i2.16136Resumo
O presente artigo desenvolve uma análise acerca do pensamento político de Abū Nasr al-Fārābī (872 – 950) e Marsílio de Pádua (1275/80 – 1342/43) tendo como foco a relação entre a Religião e o Estado. Objetivamos, a partir das teorias políticas destes autores, expor seus conceitos centrais no que respeita o vínculo entre o poder temporal e religião para, então, realizar um diálogo entre as concepções filosóficas. Assim, ressalta-se o modo como filósofos discutem a formação das leis no interior de uma comunidade partindo de um pressuposto comum: a afirmação aristotélica de que o homem é um ser social por natureza. Na evidente necessidade de uma vida em sociedade, é examinado o papel que al-al-Fārābī e Marsílio atribuem à religião na formação de um organismo político. Neste momento, é fundamental a consideração do contexto no qual suas reflexões filosóficas são desenvolvidas. Como fonte, tem-se como base uma pesquisa bibliográfica cujas obras Política do filósofo árabe e O defensor da paz do autor paduano ocupam lugar de destaque.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.