Religião e Estado: um diálogo entre as filosofias de al-Farabi e Marsílio de Pádua

Autores/as

  • Francisca Galileia Pereira da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • Erison de Sousa Silva

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i2.16136

Resumen

O presente artigo desenvolve uma análise acerca do pensamento político de Abū Nasr al-Fārābī (872 – 950) e Marsílio de Pádua (1275/80 – 1342/43) tendo como foco a relação entre a Religião e o Estado. Objetivamos, a partir das teorias políticas destes autores, expor seus conceitos centrais no que respeita o vínculo entre o poder temporal e religião para, então, realizar   um diálogo entre as concepções filosóficas. Assim, ressalta-se o modo como filósofos discutem a formação das leis no interior de uma comunidade partindo de um pressuposto comum: a afirmação aristotélica de que o homem é um ser social por natureza. Na evidente necessidade de uma vida em sociedade, é examinado o papel que al-al-Fārābī e Marsílio atribuem à religião na formação de um organismo político. Neste momento, é fundamental a consideração do contexto no qual suas reflexões filosóficas são desenvolvidas. Como fonte, tem-se como base uma pesquisa bibliográfica cujas obras Política do filósofo árabe e O defensor da paz do autor paduano ocupam lugar de destaque.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca Galileia Pereira da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Professora do departamento de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, desenvolve projetos nas áreas de Filosofia Antiga e Filosofia Medieval com ênfase no pensamento político. É coordenadora do Grupo de Estudos em Filosofia Medieval - UEVA, no qual discute a produção filosófica realizada no mundo árabe e latino.

Publicado

20-12-2017

Cómo citar

Silva, F. G. P. da, & Silva, E. de S. (2017). Religião e Estado: um diálogo entre as filosofias de al-Farabi e Marsílio de Pádua. Sofia , 6(2), 113–127. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i2.16136

Número

Sección

Dossiê Ética e Política