Políticas culturais brasileiras na Era Vargas (1930-1945) e na Ditadura Militar (1964-1985)

Autores

  • Renato Luis Pinto Miranda Ufal
  • Diogo Oliveira Braz Ufal
  • Fátima Caroline Pereira de Almeida Ribeiro Ufal

Resumo

Este artigo pretende investigar como se deu o desenvolvimento das políticas culturais brasileiras na Era Vargas (1930-1945) e na Ditadura Militar (1964-1985), traçando um paralelo entre os dois períodos. A pesquisa tem caráter qualitativo, descritivo e analítico e adota como referencial teórico artigos das principais bases de produções científicas e livros sobre o tema. Após uma breve introdução, serão apresentados os conceitos dos/das principais autores/as utilizados como aporte para este trabalho – Calabre (2006; 2009; 2014); Ferron e Arruda (2019); Botelho (2020); Rubim (2007); Rubim e Rocha (2020) –, seguidos da descrição e da análise dos resultados obtidos. Na última seção, as considerações finais apontam que, no cenário brasileiro, devido ao mau emprego da burocracia no Estado, muitas ações de políticas públicas são prejudicadas em sua realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Luis Pinto Miranda, Ufal

Professor Associado I do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (Profiap/Ufal); doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Diogo Oliveira Braz, Ufal

Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (Profiap/Ufal).

Fátima Caroline Pereira de Almeida Ribeiro , Ufal

Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (Profiap/Ufal).

Downloads

Publicado

02-06-2022