Políticas culturais brasileiras na Era Vargas (1930-1945) e na Ditadura Militar (1964-1985)
Résumé
Este artigo pretende investigar como se deu o desenvolvimento das políticas culturais brasileiras na Era Vargas (1930-1945) e na Ditadura Militar (1964-1985), traçando um paralelo entre os dois períodos. A pesquisa tem caráter qualitativo, descritivo e analítico e adota como referencial teórico artigos das principais bases de produções científicas e livros sobre o tema. Após uma breve introdução, serão apresentados os conceitos dos/das principais autores/as utilizados como aporte para este trabalho – Calabre (2006; 2009; 2014); Ferron e Arruda (2019); Botelho (2020); Rubim (2007); Rubim e Rocha (2020) –, seguidos da descrição e da análise dos resultados obtidos. Na última seção, as considerações finais apontam que, no cenário brasileiro, devido ao mau emprego da burocracia no Estado, muitas ações de políticas públicas são prejudicadas em sua realização.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).