Confiando nos agentes: da teoria das elites à escolha racional
Resumen
O presente trabalho visa retomar a virada da Ciência Política americana dos anos 1960, em que se sai de uma concepção mais ligada à teoria das elites, para outra relacionada ao institucionalismo, em que a racionalidade dos agentes passa a ser fator fundamental de análise dos conflitos políticos. O ponto de referência tratado pelo artigo será o percurso histórico que possibilitou tais alterações, adentrando certas nuances formuladoras do campo. Fundamentalmente, o argumento gira em torno de considerar que a confiança na racionalidade dos agentes transformou a análise da Ciência Política, e que o ponto de ruptura foi à discordância com as considerações de uma suposta superioridade das elites políticas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).
