Da pré-moderna à algorítmica: as características evolutivas das campanhas eleitorais

Autores/as

  • Ricardo Tesseroli Universidade Federal do Paraná

Resumen

O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre a evolução das campanhas eleitorais. Iniciamos descrevendo campanha eleitoral. Na sequência, discorremos sobre as fases pré-moderna, moderna e pós-moderna das campanhas, tendo como base o pensamento de Norris (2000). Avançamos, detalhando as campanhas hipermídias Howard (2006) e as campanhas eleitorais em redes sociais, com o uso de algoritmos e microtargeting. A conclusão é que a evolução das campanhas podem ser apresentadas no formato de um círculo, que iniciou com as campanhas pré-modernas, passando para as modernas, pós-modernas, hipermídias e finalizando com as campanhas eleitorais online, que retomaram características das campanhas tradicionais, só que agora mediadas pelo ambiente virtual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Tesseroli, Universidade Federal do Paraná

Doutorando do programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná

Publicado

26-03-2022