Da pré-moderna à algorítmica: as características evolutivas das campanhas eleitorais

Auteurs

  • Ricardo Tesseroli Universidade Federal do Paraná

Résumé

O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre a evolução das campanhas eleitorais. Iniciamos descrevendo campanha eleitoral. Na sequência, discorremos sobre as fases pré-moderna, moderna e pós-moderna das campanhas, tendo como base o pensamento de Norris (2000). Avançamos, detalhando as campanhas hipermídias Howard (2006) e as campanhas eleitorais em redes sociais, com o uso de algoritmos e microtargeting. A conclusão é que a evolução das campanhas podem ser apresentadas no formato de um círculo, que iniciou com as campanhas pré-modernas, passando para as modernas, pós-modernas, hipermídias e finalizando com as campanhas eleitorais online, que retomaram características das campanhas tradicionais, só que agora mediadas pelo ambiente virtual.

Biographie de l'auteur

  • Ricardo Tesseroli, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando do programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná

Téléchargements

Publiée

26-03-2022