Democracia e representação: da Grécia antiga à revolução americana
Resumen
O artigo visa contribuir para a discussão teórica sobre a democracia representativa, através de uma análise comparativa dos conceitos de democracia e representação em relação a dois períodos históricos: a Antiguidade Grega e o advento das repúblicas representativas. Realiza-se, portanto, uma revisão dos pensamentos de autores fundamentais para o desenvolvimento de concepções fundantes da democracia. Entre seus representantes antigos, discutem-se as ideias de Platão e Aristóteles; já entre os modernos, a obra discutida é O Federalista, de Alexander Hamilton, James Madison e John Jay. Além disso, buscamos explicar a passagem de uma concepção de democracia à outra, bem como suas limitações e potencialidades. Por fim, refletindo sobre como as duas tradições ajudaram a formatar a democracia atual, nos apoiamos em autores contemporâneos - como Hanna Pitkin (2004), Ellen Wood (2011) e Nadia Urbinati (2005) – para pensar como a democracia representativa pode ser aprimorada.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).