Os impedimentos à participação dos refugiados venezuelanos na democracia liberal brasileira
Résumé
O presente estudo traz uma discussão sobre a não inclusão de estrangeiros, especificamente os imigrantes venezuelanos, na democra-cia liberal brasileira. Para isso, esse estudo apresenta, em um primeiro momento, o contexto político e social que influenciou a migração de venezuelanos em 2017 e 2018. Em seguida, é apresentado um referencial teórico sobre a crise da democracia liberal (CASTELLS, 2017), e a ideia de participação política (MOUFFE, 2006; PATEMAN, 1992), unida a uma reflexão sobre a exclusão dos imigrantes do regime político a partir de notícias veiculadas pela mídia brasileira e leis nacionais que os limitam. Por fim, se têm as Conclusões, em que imigrantes não conseguem exercer seus direitos sociais e políticos, em consequência de barreiras legais, sociais e culturais que impedem a sua plena participação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).