FORMAÇÃO DOCENTE, COORDENADOR PEDAGÓGICO E CONTEXTO ESCOLAR: ELEMENTOS QUE SE ENTRECRUZAM

Authors

  • Osmar Hélio Alves ARAÚJO

Abstract

Parte-se aqui do pressuposto que a formação contínua dos professores é um processo que possibilita ao coordenador pedagógico fortalecer a capacidade intelectual, reflexiva do professor frente aos desafios e às exigências provenientes da ciência, da tecnologia, entre outros. Metodologicamente, com âncora na abordagem qualitativa, essa pesquisa envolveu dois coordenadores pedagógicos de duas instituições públicas de ensino médio do estado do Ceará. Para a coleta de dados aplicou-se duas entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada na perspectiva da análise do discurso. Do estudo em questão fica a compreensão que os professores apresentam necessidades formativas no que tange a gestão de sala de aula, assim como em relação ao processo de avaliação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-09-2017

Issue

Section

Eixo - 3 Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação