Conhecendo os eclipses com a utilização do Stellarium
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n2.35776Palavras-chave:
eclipses, stellarium, ensino de físicaResumo
Quando um eclipse solar e lunar ocorre, a mídia faz uma intensa divulgação, porém pouco explica sobre as condições científicas que envolvem este fenômeno e o porquê do corpo celeste ficar encoberto. Este trabalho tem o intuito de apresentar uma sequência didática relacionada aos eclipses, que foi aplicada a um aluno do 9º ano do ensino fundamental II. Nessa sequência didática foi proposta a pesquisa sobre o que são, quais os tipos possíveis e as condições necessárias para que um eclipse ocorra. Para que este estudo pudesse ser realizado e as imagens obtidas, foi utilizado o Stellarium, que consiste em um planetário de código aberto que pode ser utilizado no computador. Além desse estudo inicial foi proposta, também com o uso de Stellarium, a criação de um calendário de possíveis datas de futuros eclipses. A terceira etapa da sequência didática foi a da divulgação científica, dentro do ambiente escolar e, para isso, foi realizado um seminário científico virtual sobre o tema proposto. O resultado da aplicação da sequência didática foi suprir a falta de explicação pela mídia e a falta de conhecimento, por parte dos alunos participantes do seminário virtual, das condições científicas necessárias para que ocorram os eclipses. Com a apresentação desta proposta de trabalho na III MAES, obtivemos o primeiro lugar na categoria 9º ano do ensino fundamental II.
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