Por que a União Soviética perdeu a corrida tripulada à Lua?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v5n1.42430

Palavras-chave:

astronáutica, União Soviética, corrida espacial

Resumo

Há quase setenta anos, após o lançamento do Sputnik-1 e do início de uma série de satélites com massas da ordem de toneladas, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) demonstrou que possuía foguetes com maior capacidade de carga que seus equivalentes no resto do mundo, fruto de um programa com alto nível de desenvolvimento fundamentado em uma eficiente rede de pesquisa e desenvolvimento na área espacial. Isto sugeriu que o próximo passo natural era a conquista da Lua e dos demais planetas do Sistema Solar. Porém, os programas soviético e estadunidense estavam em níveis completamente diferentes menos de dez anos depois: O cosmonauta Komarov havia morrido no primeiro teste de voo da Soyuz-1 e a Apollo–8 fazia a primeira circunavegação tripulada Terra-Lua. Após o primeiro pouso lunar americano em julho de 1969, autoridades soviéticas anunciaram ao mundo que nunca houve um programa destinado ao pouso de cosmonautas na superfície lunar. Com o fim da URSS, em 1991, documentos secretos sobre este assunto começaram a ser liberados revelando o contrário. As razões para a falta de êxito da URSS em colocar cosmonautas na superfície lunar são complexas e variadas, sendo analisadas neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

[1] M. Wade, Encyclopedia Astronautica. Disponível em http://www.astronautix.com, acesso em jan. 2024.

[2] O. A. Sokolov, Realized and Non-Realized Projects of the Soviet Manned Lunar Program, AAS History Series 25, 259 (2003).

[3] P. Clark et al., The Soviet Manned Lunar Program Revealed, Quest: The History of Space-flight Quarterly 1(4), 16 (1992).

Downloads

Publicado

15-03-2024

Como Citar

[1]
A. Silva Betzler, “Por que a União Soviética perdeu a corrida tripulada à Lua?”, Cad. Astro., vol. 5, nº 1, p. 107–114, mar. 2024.

Edição

Seção

Divulgação Científica, Ciência e Sociedade