A Produção de ignorância sobre ciência: uma análise das relações entre propaganda, emergência climática e ética da informação
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n1.47434Palavras-chave:
emergência climática, desinformação, ética da informaçãoResumo
Apesar de um aparente consenso sobre o valor estratégico da ciência para a sociedade e os ganhos materiais que o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias agregam na indústria, na cultura e nas relações de poder, há um debate importante sobre a influência de valores externos, políticos e econômicos, sobre o conhecimento científico. Com a perspectiva conceitual da agnotologia, este artigo analisa como campanhas de propaganda utilizam a ética da informação das plataformas digitais para produzir e disseminar dúvida e ignorância sobre o conhecimento científico da mudança climática antrópica e seus porta-vozes. A partir de uma revisão da literatura, reforçamos o alerta de astrofísicos, geólogos, sociólogos e tantos outros cientistas sobre como a ideia de uma “ciência neutra” enfraquece a comunidade e alimenta o negacionismo. Observamos as principais estratégias e discursos que combatem o consenso sobre a emergência climática e sua relação com um modelo econômico insustentável de exploração dos recursos do planeta, apontando responsabilidades da indústria do petróleo, do agronegócio e das big techs nesse cenário.
Downloads
Referências
[1] P. Bourdieu, Homo Academicus (Polity, 1988).
[2] N. Oreskes, Why Trust Science? (Princeton University Press, 2019).
[3] N. G. Tyson e A. Lang, Accessory to War: The Unspoken Alliance between Astrophysics and the Military (WW Norton & Company, 2018).
[4] R. Proctor e L. Schiebinger, Agnotology: The Making and Unmaking of Ignorance (Princeton University Press, 2008).
[5] D. M. Berry, The Computational Turn: Thinking About the Digital Humanities, Culture Machine 12 (2011).
[6] T. Saracevic, Ciência da Informação: Origem, Evolução e Relações, Perspectivas em Ciência da Informação 1(1) (1996).
[7] E. Nik-Khah, The Marketplace of Ideas and the Centrality of Science to Neoliberalism, in The Routledge Handbook of the Political Economy of Science (Routledge, 2017), 32–42.
[8] T. M. Oliveira, Como Enfrentar a Desinformação Científica? Desafios Sociais, Políticos e Jurídicos Intensificados no Contexto da Pandemia, Liinc em Revista 16(2), e5374 (2020).
[9] R. M. Santini e C. E. Barros, Negacionismo Climático e Desinformação Online: Uma Revisão de Escopo, Liinc em Revista 18(1), e5948 (2022).
[10] S. Lewandowsky, Liberty and the Pursuit of Science Denial, Current Opinion in Behavioral Sciences 42, 65 (2021).
[11] B. Benton et al., A Preview of Post Amnesty Twitter: Analysis of “Groomer” on Twitter After the Colorado Springs Shooting, School of Communication and Media, Montclair State University 35 (2022). Disponível em https://digitalcommons.montclair.edu/scom-facpubs/35 , acesso em fev. 2025.
[12] P. M. Napoli, Agnotology, Free Speech, and the Precarious Politics of Media Research, SSRN 4695907 (2024).
[13] A. C. Bezerra, Miséria da Informação (Garamond, Rio de Janeiro, 2024).
[14] C. Wardle e H. Derakhshan, Information Disorder: Toward an Interdisciplinary Framework for Research and Policymaking, Council of Europe report, DGI09 (2017).
[15] R. M. Santini et al., Índice de Transparência da Publicidade nas Plataformas de Redes Sociais, NetLab– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024). Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/_files/ugd/20ab91_5e41074acb6649e2944828dd3c2e15b3.pdf, acesso em dez. 2024.
[16] R. M. Santini et al., The Economic and Social Impact of Platform Transparency: Ad Regulation for the Construction of Inclusive Digital Markets, G20 Brasil (2024), T20 Policy Brief, Task Force 05– Inclusive Digital Transformation. Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/post/the-economic-and-social-impact-of-platform-transparency-ad-regulation, acesso em dez. 2024.
[17] D. Salles et al., The Far-Right Smokescreen: Environmental Conspiracy and Culture Wars on Brazilian YouTube, Social Media + Society 9(3), 20563051231196876 (2023).
[18] L. Scofield, Meta se Alinha a Trump, Mira Justiça Latina e Facilita Fake News sob Bandeira Anticensura, Agência Pública (2025). Disponível em https://apublica.org/nota/meta-se-alinha-a-trump-mira-justica-latina-e-facilita-fake-news-sob-bandeira-anticensura/ , acesso em jan. 2025.
[19] I. Rupp, Os Ataques Contra Centros que Estudam Desinformação, Nexo Jornal (2024). Disponível em https://www.nexojornal.com.br/expresso/2024/07/05/ataques-centros-desinformacao, acesso em jan. 2025.
[20] P. M. Napoli, In pursuit of ignorance: The institutional assault on disinformation and hate speech research, The Information Society 41(1), 1 (2024).
[21] N. Oreskes e E. M. Conway, Defeating the merchants of doubt, Nature 465(7299), 686 (2010).
[22] J. L. Croissant, Agnotology: Ignorance and Absence or Towards a Sociology of Things That Aren’t There, Social Epistemology 28(1), 4 (2014).
[23] M. Smithson, Toward a Social Theory of Ignorance, Journal for the Theory of Social Behaviour 15(2), 151 (1985).
[24] A. C. Bezerra, M. Schneider e R. Capurro, Oarco teleológico da ética da desinformação: dos pomadistas de Machado de Assis aos negacionistas da pandemia, Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde 16(2) (2022).
[25] C. E. Barros et al., Negacionismo Climático no YouTube: como argumentos de falsos especialistas repercutem nos comentários da audiência, in Anais do 33° Encontro Anual da COMPÓS (Niterói / Campinas: Galoá, 2024). Disponível em https://proceedings.science/compos/compos-2024/trabalhos/negacionismo-climatico-no-youtube-como-argumentos-de-falsos-especialistas-reperc?lang=pt-br, acesso em dez. 2024.
[26] Z. Baber, The Science of Empire: Scientific Knowledge, Civilization, and Colonial Rule in India (SUNY Press, 1996).
[27] L. Whitt, Science, Colonialism, and Indigenous Peoples: The Cultural Politics of Law and Knowledge (Cambridge University Press, 2009).
[28] M. Schneider, A Era da Desinformação: Pós-Verdade, Fake News e Outras Armadilhas (Garamond, Rio de Janeiro, 2022).
[29] H. Longino, The Social Dimensions of Scientific Knowledge, in The Stanford Encyclopedia of Philosophy, editado por E. N. Zalta e U. Nodelman (Metaphysics Research Lab, Stanford University, 2019). Disponível em https://plato.stanford.edu/archives/sum2019/entries/scientific-knowledge-social/, acesso em dez. 2024.
[30] A. Alves-Brito, Raça, gênero e classe social nas ciências físicas: o silêncio dos homens, Cadernos de Astronomia 5(Especial), 17 (2024).
[31] E. T. S. Aires, Mulheres revolucionárias, Cadernos de Astronomia 5(Especial), 124 (2024).
[32] R. Capurro, Digital ethics, in 2009 Global Forum on Civilization and Peace (The Academy of Korean Studies, 2010), 203–214. Disponível em https://www.capurro.de/korea.html, acesso em jan. 2025.
[33] D. Resnik, The Ethics of Science: An Introduction (Routledge, 2005).
[34] B. E. Rollin, Science and Ethics (Cambridge University Press, 2006).
[35] A. d. C. Costa, Negacionistas são os outros? Verdade, engano e interesse na era da pósverdade, Principia: An International Journal of Epistemology 25(2), 305 (2021).
[36] B. Latour, Onde Aterrar? Como Se Orientar Politicamente no Antropoceno (Bazar do Tempo, 2020).
[37] K. Kahn-Harris, Denial: The Unspeakable Truth (Notting Hill Editions, 2018).
[38] S. Lewandowsky, K. Oberauer e G. E. Gignac, NASA Faked the Moon Landing—Therefore, (Climate) Science Is a Hoax: An Anatomy of the Motivated Rejection of Science, Psychological Science 24(5), 622 (2013).
[39] K. S. Seto, Platform sub-imperialism, Big Data & Society 11(2) (2024).
[40] T. Venturini e B. Latour, The Social Fabric: Digital Footprints and Quali-quantitative Methods, in Proceedings of Future en Seine (2009), 87–103.
[41] R. Capurro, Intercultural Information Ethics, in Localizing the Internet (Brill | Fink, 2018), 19–38.
[42] E. L. Briant e V. Bakir, Routledge Handbook of the Influence Industry (Routledge, Abingdon, 2024).
[43] E. Klein, The Latest Online Culture War Is Humans vs. Algorithms, Wired (2024). Disponível em https://www.wired.com/story/latest-online-culture-war-is-humans-vs-algorithms/?s=08, acesso em jan. 2025.
[44] A. C. Bezerra, Regime de informação e lutas de classes: reconstrução de um conceito à luz da crítica da economia política, Ciência da Informação em Revista 10(1/3), 1 (2023).
[45] N. Hajli, Ethical Environment in the Online Communities by Information Credibility: A Social Media Perspective, Journal of Business Ethics 149(4), 799 (2018).
[46] P. Abramo, Significado Político da Manipulação na Grande Imprensa (Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 1998), p. 12.
[47] R. M. Santini et al., Índice de Transparência de Dados das Plataformas de Redes Sociais, NetLab– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024). Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/_files/ugd/20ab91_21a5619439c1411db61c2c56dcaed8a8.pdf, acesso em dez. 2024.
[48] A Urgência de Transparência Sobre a Governança de Plataformas Digitais como o “X” (antigo Twitter) no Brasil, NetLab– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024). Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/en/post/technical-note-the-urgency-of-transparency-regarding-the-governance-of-digital-platforms-such-as-x, acesso em dez. 2024.
[49] C. O’Neil, Weapons of Math Destruction: How Big Data Increases Inequality and Threatens Democracy (Crown Books, 2016).
[50] P. Medeiros et al., Greenwashing e Desinformação: A Publicidade Tóxica do Agronegócio Brasileiro nas Redes, Comunicação E Sociedade 45, e024008 (2024).
[51] E. A. van Reijmersdal e E. Rozendaal, Transparency of digital native and embedded advertising: Opportunities and challenges for regulation and education, Communications 45(3), 378 (2020).
[52] A. Ben-David, Counter-archiving Facebook, European Journal of Communication 35(3), 249 (2020).
[53] P. Leerssen et al., Platform ad archives: promises and pitfalls, Internet Policy Review 8(4) (2019).
[54] C. Bouko, P. Van Ostaeyen e P. Voué, Facebook’s policies against extremism: Ten years of struggle for more transparency, First Monday (2021).
[55] C. Fuchs, The Google and Facebook Online Advertising Duopoly, in The Online Advertising Tax as the Foundation of a Public Service Internet: A CAMRI Extended Policy Report (University of Westminster Press, London, 2018).
[56] S. Zuboff, A Era do Capitalismo de Vigilância (Editora Intrínseca, 2021).
[57] T. Wu, The Attention Merchants: The Epic Scramble to Get Inside Our Heads (Knopf, New York, 2016).
[58] O. Papakyriakopoulos et al., Social media and microtargeting: Political data processing and the consequences for Germany, Big Data & Society 5(2), 205395171881184 (2018).
[59] C. Armitage et al., Study on the Impact of Recent Developments in Digital Advertising on Privacy, Publishers and Advertisers, Relatório técnico-científico, European Commission (2023). Disponível em https://www.amic.media/media/files/file_352_3637.pdf, acesso em ago. 2024.
[60] Z. Tufekci, Engineering the Public: Big Data, Surveillance and Computational Politics, First Monday 19(7) (2014).
[61] S. Díaz et al., Pervasive Human-driven Decline of Life on Earth Points to the Need for Transformative Change, Science 366(6471), eaax3100 (2019).
[62] J. Rowlatt, COP29 Chief Exec Filmed Promoting Fossil Fuel Deals, BBC (2024). Disponível em https://www.bbc.com/news/articles/crmzvdn9e18o, acesso em jan. 2025.
[63] C. Harlan, Countries Promised to Ditch Fossil Fuels. Instead They’re Booming, The Washington Post (2024). Disponível em https://www.washingtonpost.com/climate-environment/2024/11/10/cop29-climate-conference-fossil-fuels-pledge/?utm_campaign=wp_main&utm_medium=social&utm_source=bluesky, acesso em jan. 2025.
[64] P. Nakamura e A. Orrico, Petroleiras Empurram “Negacionismo Soft” com Patrocínio de Influencers de Ciência, Núcleo Jornalismo (2024). Disponível em https://nucleo.jor.br/reportagem/2024-10-30-influencers-ciencia-negacionismo-light-petroleiras/?ref=prensadao-newsletter, acesso em jan. 2025.
[65] T. Coan et al., Computer-assisted Detection and Classification of Misinformation about Climate Change, SocArXiv Preprints (2021).
[66] D. Bedford e J. Cook, Agnotology, Scientific Consensus, and the Teaching and Learning of Climate Change: A Response to Legates, Soon and Briggs, Science & Education 22(8), 2019 (2013).
[67] Extreme Weather, Extreme Content: How Big Tech Enables Climate Disinformation in a World on the Brink, Climate Action Against Disinformation (2024). Disponível em https://caad.info/analysis/reports/extreme-weather-extreme-content/, acesso em dez. 2024.
[68] D. G. Salles et al., Enchentes no Rio Grande do Sul: Uma Análise da Desinformação Multiplataforma sobre o Desastre Climático, NetLab– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024). Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/post/enchentes-norio-grande-do-sul-uma-an%C3%A1lise-da-desinforma%C3%A7%C3%A3o-multiplataforma-sobre-o-desastre-clim%C3%A1ti, acesso em dez. 2024.
[69] P. M. Krafft e J. Donovan, Disinformation by Design: The Use of Evidence Collages and Platform Filtering in a Media Manipulation Campaign, Political Communication 37(2), 194 (2020).
[70] E. Pariser, The filter bubble: What the Internet is hiding from you (Penguin Press, 2011).
[71] R. Rajão et al., The Risk of Fake Controversies for Brazilian Environmental Policies, Biological Conservation 266, 109447 (2022).
[72] S. Vosoughi, D. Roy e S. Aral, The spread of true and false news online, Science 359(6380), 1146 (2018).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.