A Produção de ignorância sobre ciência: uma análise das relações entre propaganda, emergência climática e ética da informação

Autores

  • Carlos Eduardo Barros NetLab/UFRJ- Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n1.47434

Palavras-chave:

emergência climática, desinformação, ética da informação

Resumo

Apesar de um aparente consenso sobre o valor estratégico da ciência para a sociedade e os ganhos materiais que o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias agregam na indústria, na cultura e nas relações de poder, há um debate importante sobre a influência de valores externos, políticos e econômicos, sobre o conhecimento científico. Com a perspectiva conceitual da agnotologia, este artigo analisa como campanhas de propaganda utilizam a ética da informação das plataformas digitais para produzir e disseminar dúvida e ignorância sobre o conhecimento científico da mudança climática antrópica e seus porta-vozes. A partir de uma revisão da literatura, reforçamos o alerta de astrofísicos, geólogos, sociólogos e tantos outros cientistas sobre como a ideia de uma “ciência neutra” enfraquece a comunidade e alimenta o negacionismo. Observamos as principais estratégias e discursos que combatem o consenso sobre a emergência climática e sua relação com um modelo econômico insustentável de exploração dos recursos do planeta, apontando responsabilidades da indústria do petróleo, do agronegócio e das big techs nesse cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Barros, NetLab/UFRJ- Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais

Carlos Eduardo Barros (carlos.barros@netlab.eco.ufrj.br) é especialista no estudo da indústria da desinformação e propaganda digital no Brasil, e seus impactos na ciência, política e sociedade. É pesquisador bolsista e coordenador de projetos no NetLab UFRJ– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, além de mestre e doutorando em Ciência da Informação (UFRJ-PPGCI), realizando estágio-docência na Escola de Comunicação da UFRJ.

Referências

[1] P. Bourdieu, Homo Academicus (Polity, 1988).

[2] N. Oreskes, Why Trust Science? (Princeton University Press, 2019).

[3] N. G. Tyson e A. Lang, Accessory to War: The Unspoken Alliance between Astrophysics and the Military (WW Norton & Company, 2018).

[4] R. Proctor e L. Schiebinger, Agnotology: The Making and Unmaking of Ignorance (Princeton University Press, 2008).

[5] D. M. Berry, The Computational Turn: Thinking About the Digital Humanities, Culture Machine 12 (2011).

[6] T. Saracevic, Ciência da Informação: Origem, Evolução e Relações, Perspectivas em Ciência da Informação 1(1) (1996).

[7] E. Nik-Khah, The Marketplace of Ideas and the Centrality of Science to Neoliberalism, in The Routledge Handbook of the Political Economy of Science (Routledge, 2017), 32–42.

[8] T. M. Oliveira, Como Enfrentar a Desinformação Científica? Desafios Sociais, Políticos e Jurídicos Intensificados no Contexto da Pandemia, Liinc em Revista 16(2), e5374 (2020).

[9] R. M. Santini e C. E. Barros, Negacionismo Climático e Desinformação Online: Uma Revisão de Escopo, Liinc em Revista 18(1), e5948 (2022).

[10] S. Lewandowsky, Liberty and the Pursuit of Science Denial, Current Opinion in Behavioral Sciences 42, 65 (2021).

[11] B. Benton et al., A Preview of Post Amnesty Twitter: Analysis of “Groomer” on Twitter After the Colorado Springs Shooting, School of Communication and Media, Montclair State University 35 (2022). Disponível em https://digitalcommons.montclair.edu/scom-facpubs/35 , acesso em fev. 2025.

[12] P. M. Napoli, Agnotology, Free Speech, and the Precarious Politics of Media Research, SSRN 4695907 (2024).

[13] A. C. Bezerra, Miséria da Informação (Garamond, Rio de Janeiro, 2024).

[14] C. Wardle e H. Derakhshan, Information Disorder: Toward an Interdisciplinary Framework for Research and Policymaking, Council of Europe report, DGI09 (2017).

[15] R. M. Santini et al., Índice de Transparência da Publicidade nas Plataformas de Redes Sociais, NetLab– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024). Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/_files/ugd/20ab91_5e41074acb6649e2944828dd3c2e15b3.pdf, acesso em dez. 2024.

[16] R. M. Santini et al., The Economic and Social Impact of Platform Transparency: Ad Regulation for the Construction of Inclusive Digital Markets, G20 Brasil (2024), T20 Policy Brief, Task Force 05– Inclusive Digital Transformation. Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/post/the-economic-and-social-impact-of-platform-transparency-ad-regulation, acesso em dez. 2024.

[17] D. Salles et al., The Far-Right Smokescreen: Environmental Conspiracy and Culture Wars on Brazilian YouTube, Social Media + Society 9(3), 20563051231196876 (2023).

[18] L. Scofield, Meta se Alinha a Trump, Mira Justiça Latina e Facilita Fake News sob Bandeira Anticensura, Agência Pública (2025). Disponível em https://apublica.org/nota/meta-se-alinha-a-trump-mira-justica-latina-e-facilita-fake-news-sob-bandeira-anticensura/ , acesso em jan. 2025.

[19] I. Rupp, Os Ataques Contra Centros que Estudam Desinformação, Nexo Jornal (2024). Disponível em https://www.nexojornal.com.br/expresso/2024/07/05/ataques-centros-desinformacao, acesso em jan. 2025.

[20] P. M. Napoli, In pursuit of ignorance: The institutional assault on disinformation and hate speech research, The Information Society 41(1), 1 (2024).

[21] N. Oreskes e E. M. Conway, Defeating the merchants of doubt, Nature 465(7299), 686 (2010).

[22] J. L. Croissant, Agnotology: Ignorance and Absence or Towards a Sociology of Things That Aren’t There, Social Epistemology 28(1), 4 (2014).

[23] M. Smithson, Toward a Social Theory of Ignorance, Journal for the Theory of Social Behaviour 15(2), 151 (1985).

[24] A. C. Bezerra, M. Schneider e R. Capurro, Oarco teleológico da ética da desinformação: dos pomadistas de Machado de Assis aos negacionistas da pandemia, Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde 16(2) (2022).

[25] C. E. Barros et al., Negacionismo Climático no YouTube: como argumentos de falsos especialistas repercutem nos comentários da audiência, in Anais do 33° Encontro Anual da COMPÓS (Niterói / Campinas: Galoá, 2024). Disponível em https://proceedings.science/compos/compos-2024/trabalhos/negacionismo-climatico-no-youtube-como-argumentos-de-falsos-especialistas-reperc?lang=pt-br, acesso em dez. 2024.

[26] Z. Baber, The Science of Empire: Scientific Knowledge, Civilization, and Colonial Rule in India (SUNY Press, 1996).

[27] L. Whitt, Science, Colonialism, and Indigenous Peoples: The Cultural Politics of Law and Knowledge (Cambridge University Press, 2009).

[28] M. Schneider, A Era da Desinformação: Pós-Verdade, Fake News e Outras Armadilhas (Garamond, Rio de Janeiro, 2022).

[29] H. Longino, The Social Dimensions of Scientific Knowledge, in The Stanford Encyclopedia of Philosophy, editado por E. N. Zalta e U. Nodelman (Metaphysics Research Lab, Stanford University, 2019). Disponível em https://plato.stanford.edu/archives/sum2019/entries/scientific-knowledge-social/, acesso em dez. 2024.

[30] A. Alves-Brito, Raça, gênero e classe social nas ciências físicas: o silêncio dos homens, Cadernos de Astronomia 5(Especial), 17 (2024).

[31] E. T. S. Aires, Mulheres revolucionárias, Cadernos de Astronomia 5(Especial), 124 (2024).

[32] R. Capurro, Digital ethics, in 2009 Global Forum on Civilization and Peace (The Academy of Korean Studies, 2010), 203–214. Disponível em https://www.capurro.de/korea.html, acesso em jan. 2025.

[33] D. Resnik, The Ethics of Science: An Introduction (Routledge, 2005).

[34] B. E. Rollin, Science and Ethics (Cambridge University Press, 2006).

[35] A. d. C. Costa, Negacionistas são os outros? Verdade, engano e interesse na era da pósverdade, Principia: An International Journal of Epistemology 25(2), 305 (2021).

[36] B. Latour, Onde Aterrar? Como Se Orientar Politicamente no Antropoceno (Bazar do Tempo, 2020).

[37] K. Kahn-Harris, Denial: The Unspeakable Truth (Notting Hill Editions, 2018).

[38] S. Lewandowsky, K. Oberauer e G. E. Gignac, NASA Faked the Moon Landing—Therefore, (Climate) Science Is a Hoax: An Anatomy of the Motivated Rejection of Science, Psychological Science 24(5), 622 (2013).

[39] K. S. Seto, Platform sub-imperialism, Big Data & Society 11(2) (2024).

[40] T. Venturini e B. Latour, The Social Fabric: Digital Footprints and Quali-quantitative Methods, in Proceedings of Future en Seine (2009), 87–103.

[41] R. Capurro, Intercultural Information Ethics, in Localizing the Internet (Brill | Fink, 2018), 19–38.

[42] E. L. Briant e V. Bakir, Routledge Handbook of the Influence Industry (Routledge, Abingdon, 2024).

[43] E. Klein, The Latest Online Culture War Is Humans vs. Algorithms, Wired (2024). Disponível em https://www.wired.com/story/latest-online-culture-war-is-humans-vs-algorithms/?s=08, acesso em jan. 2025.

[44] A. C. Bezerra, Regime de informação e lutas de classes: reconstrução de um conceito à luz da crítica da economia política, Ciência da Informação em Revista 10(1/3), 1 (2023).

[45] N. Hajli, Ethical Environment in the Online Communities by Information Credibility: A Social Media Perspective, Journal of Business Ethics 149(4), 799 (2018).

[46] P. Abramo, Significado Político da Manipulação na Grande Imprensa (Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 1998), p. 12.

[47] R. M. Santini et al., Índice de Transparência de Dados das Plataformas de Redes Sociais, NetLab– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024). Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/_files/ugd/20ab91_21a5619439c1411db61c2c56dcaed8a8.pdf, acesso em dez. 2024.

[48] A Urgência de Transparência Sobre a Governança de Plataformas Digitais como o “X” (antigo Twitter) no Brasil, NetLab– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024). Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/en/post/technical-note-the-urgency-of-transparency-regarding-the-governance-of-digital-platforms-such-as-x, acesso em dez. 2024.

[49] C. O’Neil, Weapons of Math Destruction: How Big Data Increases Inequality and Threatens Democracy (Crown Books, 2016).

[50] P. Medeiros et al., Greenwashing e Desinformação: A Publicidade Tóxica do Agronegócio Brasileiro nas Redes, Comunicação E Sociedade 45, e024008 (2024).

[51] E. A. van Reijmersdal e E. Rozendaal, Transparency of digital native and embedded advertising: Opportunities and challenges for regulation and education, Communications 45(3), 378 (2020).

[52] A. Ben-David, Counter-archiving Facebook, European Journal of Communication 35(3), 249 (2020).

[53] P. Leerssen et al., Platform ad archives: promises and pitfalls, Internet Policy Review 8(4) (2019).

[54] C. Bouko, P. Van Ostaeyen e P. Voué, Facebook’s policies against extremism: Ten years of struggle for more transparency, First Monday (2021).

[55] C. Fuchs, The Google and Facebook Online Advertising Duopoly, in The Online Advertising Tax as the Foundation of a Public Service Internet: A CAMRI Extended Policy Report (University of Westminster Press, London, 2018).

[56] S. Zuboff, A Era do Capitalismo de Vigilância (Editora Intrínseca, 2021).

[57] T. Wu, The Attention Merchants: The Epic Scramble to Get Inside Our Heads (Knopf, New York, 2016).

[58] O. Papakyriakopoulos et al., Social media and microtargeting: Political data processing and the consequences for Germany, Big Data & Society 5(2), 205395171881184 (2018).

[59] C. Armitage et al., Study on the Impact of Recent Developments in Digital Advertising on Privacy, Publishers and Advertisers, Relatório técnico-científico, European Commission (2023). Disponível em https://www.amic.media/media/files/file_352_3637.pdf, acesso em ago. 2024.

[60] Z. Tufekci, Engineering the Public: Big Data, Surveillance and Computational Politics, First Monday 19(7) (2014).

[61] S. Díaz et al., Pervasive Human-driven Decline of Life on Earth Points to the Need for Transformative Change, Science 366(6471), eaax3100 (2019).

[62] J. Rowlatt, COP29 Chief Exec Filmed Promoting Fossil Fuel Deals, BBC (2024). Disponível em https://www.bbc.com/news/articles/crmzvdn9e18o, acesso em jan. 2025.

[63] C. Harlan, Countries Promised to Ditch Fossil Fuels. Instead They’re Booming, The Washington Post (2024). Disponível em https://www.washingtonpost.com/climate-environment/2024/11/10/cop29-climate-conference-fossil-fuels-pledge/?utm_campaign=wp_main&utm_medium=social&utm_source=bluesky, acesso em jan. 2025.

[64] P. Nakamura e A. Orrico, Petroleiras Empurram “Negacionismo Soft” com Patrocínio de Influencers de Ciência, Núcleo Jornalismo (2024). Disponível em https://nucleo.jor.br/reportagem/2024-10-30-influencers-ciencia-negacionismo-light-petroleiras/?ref=prensadao-newsletter, acesso em jan. 2025.

[65] T. Coan et al., Computer-assisted Detection and Classification of Misinformation about Climate Change, SocArXiv Preprints (2021).

[66] D. Bedford e J. Cook, Agnotology, Scientific Consensus, and the Teaching and Learning of Climate Change: A Response to Legates, Soon and Briggs, Science & Education 22(8), 2019 (2013).

[67] Extreme Weather, Extreme Content: How Big Tech Enables Climate Disinformation in a World on the Brink, Climate Action Against Disinformation (2024). Disponível em https://caad.info/analysis/reports/extreme-weather-extreme-content/, acesso em dez. 2024.

[68] D. G. Salles et al., Enchentes no Rio Grande do Sul: Uma Análise da Desinformação Multiplataforma sobre o Desastre Climático, NetLab– Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024). Disponível em https://netlab.eco.ufrj.br/post/enchentes-norio-grande-do-sul-uma-an%C3%A1lise-da-desinforma%C3%A7%C3%A3o-multiplataforma-sobre-o-desastre-clim%C3%A1ti, acesso em dez. 2024.

[69] P. M. Krafft e J. Donovan, Disinformation by Design: The Use of Evidence Collages and Platform Filtering in a Media Manipulation Campaign, Political Communication 37(2), 194 (2020).

[70] E. Pariser, The filter bubble: What the Internet is hiding from you (Penguin Press, 2011).

[71] R. Rajão et al., The Risk of Fake Controversies for Brazilian Environmental Policies, Biological Conservation 266, 109447 (2022).

[72] S. Vosoughi, D. Roy e S. Aral, The spread of true and false news online, Science 359(6380), 1146 (2018).

Downloads

Publicado

03-04-2025

Como Citar

[1]
C. E. Barros, “A Produção de ignorância sobre ciência: uma análise das relações entre propaganda, emergência climática e ética da informação”, Cad. Astro., vol. 6, nº 1, p. 81–94, abr. 2025.

Edição

Seção

Divulgação Científica, Ciência e Sociedade