A sinfonia matemática do mundo quântico

Autores

  • Giuseppe Dito Instituto de Matemática da Borgonha, França

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n2.50080

Palavras-chave:

mecânica quântica, formalismo matemático, física-matemática

Resumo

 Este texto explora a profunda e bela interação entre a física quântica e a matemática. Viajamos da crise da física clássica na virada do século XX até as elegantes e abstratas estruturas matemáticas que definem a mecânica quântica moderna. Veremos como problemas físicos forçaram a invenção de novas matemáticas e como as estruturas matemáticas, por sua vez,  forneceram a linguagem para descrever o mundo quântico. Figuras-chave como Planck, Einstein, Heisenberg, Born, von Neumann, Weyl e Dirac nos guiarão, revelando uma história em que a intuição física e o formalismo matemático estão inextrincavelmente ligados.

Biografia do Autor

  • Giuseppe Dito, Instituto de Matemática da Borgonha, França

    Giuseppe Dito é professor de matemática no Instituto de Matemática da Borgonha, em Dijon, França. Ele é especialista em física-matemática e se interessa particularmente pelos aspectos matemáticos da mecânica quântica e da teoria quântica de campos. Há 20 anos, é editor-chefe da revista Letters in Mathematical Physics, publicada pela Springer Nature.

Referências

[1] M. Jammer, The Conceptual Development of Quantum Mechanics (McGraw-Hill, New York, 1966).

[2] F. K. Richtmyer, E. H. Kennard e J. Ν. Cooper, Introduction to Modern Physics (McGraw-Hill, New York, 1969), 6th ed.

[3] B. L. van der Waerden, Sources of Quantum Mechanics (Dover, New York, 1967).

[4] J. von Neumann, Mathematical Foundations of Quantum Mechanics (Princeton University Press, Princeton, 1955).

Downloads

Publicado

29-10-2025

Como Citar

[1]
G. . Dito, “A sinfonia matemática do mundo quântico”, Cad. Astro., vol. 6, nº 2, p. 6–15, out. 2025, doi: 10.47456/Cad.Astro.v6n2.50080.