Niède Guidon, a Serra da Capivara e os registros celestes na arte rupestre: ciência, cultura e arqueoastronomia na caatinga piauiense
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n2.50413Palavras-chave:
Niède Guidon, Serra da Capivara, arte rupestre, arqueoastronomia, popularização da ciênciaResumo
Este artigo explora a trajetória da arqueóloga Niède Guidon e seu legado científico-cultural a partir de suas descobertas na Serra da Capivara, no Piauí. Com base em sua contribuição para a arqueologia brasileira e na importância do Parque Nacional da Serra da Capivara como patrimônio da humanidade, discute-se o papel da ciência e da educação na preservação da memória histórica e na valorização das culturas originárias. Ao final, analisa-se o potencial arqueoastronômico das pinturas rupestres da região, explorando a possível relação entre os registros gráficos pré-históricos e as observações celestes de seus antigos habitantes. A análise adota uma perspectiva interdisciplinar, integrando arqueologia, astronomia cultural e história da ciência.
Referências
[1] M. Rodrigues, Niède Guidon (1933–2025): Archaeologist who questioned when humans populated the Americas, Nature 643(8070), 30 (2025).
[2] N. Guidon e G. Delibrias, Carbon-14 dates point to man in the Americas 32,000 years ago, Nature 321(6072), 769 (1986).
[3] UNESCO, Parque Nacional Serra da Capivara – Patrimônio Mundial (1991). Disponível em https://whc.unesco.org/en/list/606/, acesso em jul. 2025.
[4] FUMDHAM, Fundação Museu do Homem Americano. Disponível em https://www. fumdham.org.br/, acesso em jul. 2025.
[5] N. Guidon, Serra da Capivara: um parque nacional no semiárido do Nordeste (FUMDHAM, São Raimundo Nonato, 2014).
[6] G. Magli, Archaeoastronomy: Introduction to the Science of Stars and Stones (Springer, New York, 2024).
[7] M.C. Silva, Parque Arqueológico do Solstício no Amapá: Um Estudo Arqueoastronômico, Monografia de graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá (2017).
[8] D. González-Aguilera et al., 3D digital surveying and modelling of cave geometry: application to paleolithic rock art, Sensors 9(2), 1108 (2009).
[9] A. Jalandoni e S. K. May, How 3D models (photogrammetry) of rock art can improve recording veracity: a case study from Kakadu National Park, Australia, Australian Archaeology 86(2), 137 (2020).
[10] R. P. Norris e D. W. Hamacher, Astronomical Symbolism in Australian Aboriginal Rock Art, Rock Art Research 28(1), 99 (2011). ArXiv:1009.4753.
[11] R. G. Gunn, L. C. Douglas e R. L. Whear, Interpreting polychrome paintings using DStretch, Rock Art Research 31, 101 (2014).
[12] J.-L. Le Quellec, F. Duquesnoy e C. Defrasne, Digital image enhancement with DStretch®: Is complexity always necessary for efficiency?, Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage 2(2–3), 55 (2015).
[13] F. Monna et al., ERA: A new, fast, machine learning-based software to document rock paintings, Journal of Cultural Heritage 58, 91 (2022).
[14] F. Uccheddu et al., Multispectral 3D mapping on a Roman sculpture to study ancient polychromy, in The Future of Heritage Science and Technologies II (Springer Nature Switzerland, 2025), 404–416. ArXiv: 2501.18786.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Viviana Borges Corte, Rizalva dos Santos Cardoso Rabelo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



