Análise ESG: estudo de caso em uma empresa de turismo
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42733Palavras-chave:
turismo sustentável, ESG, TBLResumo
O setor de turismo é um dos principais responsáveis pelo crescimento socioeconômico, todavia, esse ramo ainda conta com uma lacuna no viés ambiental, para isso, o conceito de turismo sustentável vem sendo estimulado, por meio da adoção de princípios circulares ou pela implementação de ferramentas que auxiliam essa transição, como a filosofia TBL e ESG. Nesse sentido, a presente pesquisa, tem como objetivo, identificar práticas sustentáveis em uma empresa de turismo, a fim de potencializar o desenvolvimento sustentável. Para isso, o estudo de caso foi conduzido para contribuir com cenário ambiental, sem esquecer a influência do meio socioeconômico, garantindo que o setor continue crescendo apesar as medidas de adequação. Nisso, os resultados apresentaram que o objeto de estudo possui lacunas que podem ser resolvidas com os princípios da circularidade, de modo que, são apresentadas ações de melhorias para a organização em estudo.
Downloads
Referências
Cunha, D. N., da. & Jesus, G. B. S., de. (2020). Turismo Sustentável: uma breve revisão sistemática. Elkington, J. (2018). 25 years ago I coined the phrase “triple bottom line.” Here’s why it’s time to rethink it. Harvard business review, 25, 2-5.
Miranda, A. C. V. & Frechiani, R. Sustentabilidade-Uma análise do impacto do modelo ESG no ambiente empresarial, caso Harsco. Revista Espaço Transdisciplinar, 5.
Pontes, J. L. (2022). O paradigma da sustentabilidade e a perspectiva do environmental, social and governance no espaço turístico de Tibau do Sul/RN (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Pratas, J. A. (2022). O contributo do design no turismo local: uma visão sustentável (Doctoral dissertation).
Silva, M. C. D. (2022). Aplicação do ESG no processo de decisão da Engie Brasil.
Vieira, I. C. P. (2014). Desenvolvimento turístico sustentável em pequenas cidades históricas: O caso de Lamego (Doctoral dissertation, Instituto Politecnico de Viseu (Portugal)).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.