Edições anteriores

  • Volume 8 - Número 3 - Ano 2022 - Número Regular (Abril - Junho) *Publicação Artigos Fluxo Contínuo*

    A Revista BJPE se consolida a cada edição como um importante veículo para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas, com a ampliação do seu alcance por meio dos indexadores Directory Of Oppen Access Scholarly Resources – ROAD, Google Academic, Us National Library Of Medicine National Institutes of Health – Pub Med.gov, Sumários de revistas brasileiras (Sumários.org), Bielefeld Academic Search Engine - BASE, Academic Research Index – ReseachBib, Periódicos de livre acesso (LivRe) e Elektronische Zeitschriftenbibliothek – CZ3, além de estar inserida no sistema de publicação e preservação digital de código aberto, baseado em bibliotecas (Lots Of Copies Keep Stuff Safe – LOCKSS e Public Knowledge Project – PKP). A Revista BJPE é classificada como Qualis B4 na área de avaliação da CAPES.

    Esta nova edição da Revista BJPE objetiva contemplar diversos artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, que abrangem temáticas de interesse no contexto acadêmico, político e empresarial, como também da sociedade de modo geral.

    Diversos pesquisadores e instituições contribuíram significativamente para o lançamento desta edição. Estamos certos de que esta contribuição será seguida por muitos outros, relatando novos desenvolvimentos na Engenharia de Produção como campo da ciência. Esta questão não teria sido possível sem o grande apoio dos membros do Conselho Editorial, e com isso, gostaríamos de expressar sinceros agradecimentos a todos. Espero que esta bela coleção de artigos seja um arcabouço valioso para estimular pesquisas futuras nessa vibrante área do conhecimento.

    Ótima leitura a todos!

    Rodrigo Randow de Freitas
    Professor Doutor
    Universidade Federal do Espírito Santo

  • Volume 8 - Número 2 - Ano 2022 - Edição Especial "Ciência na Prática" (Fevereiro-Abril)

    EDITORIAL

    A revista Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) lança a sua edição especial sobre a Ciência na Prática. O objetivo fundamental desta edição é publicar e divulgar trabalhos científicos para a sociedade, a partir de pesquisas desenvolvidas a partir de base cientifica com aplicação prática demonstrando a validade e importância da ciência em casos reais.

    Esta edição pretende apresentar de maneira clara e de maneira interdisciplinar que as contribuições da comunidade científica podem auxiliar gestores na escolha ou formulação de estratégicas e políticas eficientes de tomada de decisão sejam elas no campo que for. Os autores são convidados a submeter trabalhos de ciência aplicada nas áreas de saúde, ciências biológicas e sociais, engenharias e tecnologia.

     

    Editores de Seção:

    Dr. Alexandre Cardoso Aranzedo - Saúde

    Msc. Danilo Camargo Santos – Ciências Biológicas

    Msc. Francesca Nossa Guanandy – Negócios e Ciências Sociais

    Msc. João Lemos Cordeiro Sayd – Arquitetura e Urbanismo

    Msc. Marcos Wagner Jesus Servare Junior – Engenharias e Tecnologia

  • Volume 7 - Número 4 - Ano 2021 - Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino superior" (Agosto-Janeiro)

    EDITORIAL:

    Neste número, a Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) lança-se ao debate sobre as metodologias ativas no ensino superior, em uma perspectiva de repensar a relação entre educador e educandos, no que tange às ferramentas de ensino modernas e atualizadas.

    É realizado o convite aos autores que desejam contribuir nesta importante área em seus diversos níveis, conteúdos e aplicações para que seja promovida uma rede pesquisa em inovação educacional com abrangência interdisciplinar.

    Editores de Seção:

    Dr. Alexandre Cardoso Aranzedo

    Dr. Marcos Antônio Spinassé

    Msc. Danilo Camargo Santos

    Msc. Marcos Wagner Jesus Servare Junior

  • Volume 6 - Número 9 - Ano 2020/2021 - Edição Especial "Iniciação Científica" (Outubro-Julho)

    Esta edição especial celebra a ciência e suas diversas formas expressão. Pelo momento que a humanidade passa, reflexões são necessárias nos diferentes campos do saber.

    “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.

    Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia (1997).

    Convidamos a participar desta edição autores e equipes de projeto que possuam trabalhos oriundos de Iniciação Científica, em todas as áreas do conhecimento, contempladas nos diversos cursos de graduação, registrados em suas Instituições de Ensino, sob a orientação de professor(es).

    Vamos sempre em frente, construindo caminhos e semeando conhecimentos.

    Prof. Dr. Wellington Gonçalves (UFES)

    CabecalhoEditorialBJPE1.png

  • Volume 6 - Número 8 - Ano 2020 - Edição Especial "Pesca e Aquicultura: Gestão, Política e Inovação" (Agosto-Maio)

    O consumo de pescados tem tido um aumento constante, e globalmente, o acréscimo de seu consumo é superior a outras fontes de proteína. Ao mesmo tempo, a pesca e aquicultura envolvem diretamente o trabalho de inúmeras pessoas. Mostrando com isso importância da produção de pescado para a população, geração de renda e consumo. Nesse contexto, o manejo de recursos e as produções mais sustentáveis se tornam temas relevantes. Assim, esta edição busca publicações multidisciplinares, voltadas a políticas públicas, governança, gestão e manejo, tecnologia e inovação na captura e produção de pescados.

    A atividade de Pesca e Aquicultura é uma das principais atividades no Brasil e é praticada em toda sua extensão, em uma diversidade de habitats, como na região costeira, em alto mar, rios, lagos, manguezais, costões e reservatórios. Essa temática vem ganhando espaço na literatura, propiciando uma base teórica e consistente para que atividade se desenvolva, com propostas inovadoras para os inúmeros desafios encontrados atualmente. Portanto, o periódico ‘Brazilian Journal of Production Engineering – BJPE’ está com a proposta de um Volume especial com a temática ‘Pesca e Aquicultura: Gestão, política e inovação’. Destacamos que a revista apresenta fluxo contínuo de recebimento e publicação dos artigos, e, portanto, logo após o trâmite de avaliação dos pareceristas ad hoc poderemos disponibilizar para os leitores.

    Convidamos assim todos pesquisadores e atores envolvidos com o tema, a contribuir com esta edição especial, enriquecendo o conhecimento sobre esta importante área. Estudos de caso, relatos de experiência também são bem-vindos, buscando a inclusão de diversos saberes.

    Até breve,

    Editores

    Dr. Rodrigo Randow de Freitas

    http://lattes.cnpq.br/8940464292334970

    Dr. Joelson Musiello Fernandes

    http://lattes.cnpq.br/8020738362355949

    Dra. Mayra Jankowsky

    http://lattes.cnpq.br/9106050537260893

    MSc. Karla Marques Souza

    http://lattes.cnpq.br/7219940456113259

    MSc. Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes

    http://lattes.cnpq.br/7823258464684232

    MSc. Raphaela Martins de Carvalho

    http://lattes.cnpq.br/5090776621223699

    Dra. Maria Letizia Petesse

    http://lattes.cnpq.br/9410723749218029

    CabecalhoEditorialBJPE1.png

1-10 de 34