Aplicação de ferramentas da qualidade para a redução de Other Waste em uma fábrica de fraldas descartáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i2.47761

Palavras-chave:

Desperdícios, Ferramentas da Qualidade, Other Waste, Redução de resíduos sólidos

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e mitigar desperdícios na fabricação de fraldas descartáveis em uma indústria na Bahia, utilizando ferramentas da qualidade. A empresa, objeto de estudo, lida com processos industriais complexos, que incluem a combinação de matérias-primas como celulose, polímeros superabsorventes e não tecidos para a produção de bens de consumo não duráveis, com ênfase em higiene pessoal. O sistema produtivo é automatizado, em alta escala, mas requer controle rigoroso para prevenir desperdícios. Utilizando ferramentas como o brainstorming, gráfico de Pareto, o diagrama de Ishikawa e os 5 Porquês, esse estudo se concentrou na identificação e na mitigação das causas do desperdício de materiais primários, chamado de Other Waste. A aplicação das ferramentas contou com a participação da equipe de operação e a validação se deu em reuniões diárias, que culminaram em ações de treinamentos, ajustes operacionais e manutenção preditiva. Os resultados demonstraram em média de 51,6% de redução dos resíduos da máquina 1 e 65,9% da máquina 2, evidenciando a eficácia das ações implementadas. Além de aprimorar a eficiência econômica, esta pesquisa destacou a importância da integração entre as equipes operacionais e de manutenção, promovendo uma mudança cultural que fortalece a confiança nos sistemas automatizados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maylane Neres Costa Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com experiência em otimização de processos, gestão de pessoas e melhoria contínua. Atualmente, atua na área de Engenharia Clínica, aplicando conhecimentos de engenharia para aprimorar processos operacionais e estratégicos. Já atuou na área ambiental, desenvolvendo análises e contribuindo para a mitigação de impactos ambientais. Buscando ampliar a experiência no setor industrial, trabalhou diretamente no processo, adquirindo habilidades técnicas e participando de projetos voltados para a redução de desperdícios e melhoria da eficiência produtiva. Também tem experiência em gestão de pessoas e processos administrativos, onde atuou na estruturação e otimização de fluxos organizacionais, implementação de estratégias para desenvolvimento de equipes e aprimoramento da comunicação interna. Sua formação acadêmica inclui participação voluntária em um projeto de Iniciação Científica na área de Pesquisa Operacional, além de atuação como pesquisadora em Indústria 4.0, aprofundando conhecimentos sobre inovação e transformação digital no setor produtivo. Com uma abordagem voltada para eficiência e inovação, está sempre em busca de novos desafios e oportunidades para otimizar processos e agregar valor às organizações. https://lattes.cnpq.br/6096875448941265

  • Natália Macêdo e Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Atua como estagiária de qualidade na Pirelli, onde aplica meu conhecimento em controle de processos e melhoria contínua, correlacionando a base técnica desenvolvida na graduação e uma visão holística sobre eficiência energética, sustentabilidade e processos industriais. Em experiências anteriores, desenvolveu habilidades essenciais como comunicação assertiva, pensamento crítico e trabalho em equipe. Além disso, adquiriu conhecimento prático em OEE (Eficiência Global dos Equipamentos) e cronoanálise, contribuindo para a otimização de processos produtivos. Acredita que o sucesso das organizações está diretamente ligado ao potencial das pessoas e à capacidade de inovar. Por isso, está sempre buscando soluções que aliem eficiência técnica, colaboração e melhoria contínua para gerar resultados sustentáveis e de alto impacto. http://lattes.cnpq.br/6237867439044159

  • André de Mendonça Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Professor Assistente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia nos cursos de Engenharia de Produção e Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia e Sustentabilidade, na área de Projetos/Engenharia do Produto. Engenheiro de Produção formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Ciências, Inovação e Modelagem em Materiais pela UESC. Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tenho experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação e otimização de processos, Empreendedorismo, Gestão de Serviços e Indústria 4.0. Possuo também experiência na área de Engenharia Química, tendo atuado com linhas de pesquisa nos seguintes temas: Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais e formas de prevenção da corrosão em materiais metálicos. http://lattes.cnpq.br/5242017905053481

  • Eron Passos Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, com Doutorado e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Graduado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT/UFRB. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Organizacional, atuando nos seguintes temas: inovação tecnológica, Hélice Tríplice, propriedade intelectual, estratégia e organizações e gestão de processos de negócio. Pesquisa, principalmente, as contribuições de universidades públicas brasileiras ao processo de inovação tecnológica. http://lattes.cnpq.br/6734142797283098

  • Djoille Denner Damm, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Atua como professor adjunto do curso de Engenharia de Produção do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui doutorado em Engenharia e Ciência em Materiais na UNIFESP. Possui mestrado em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016) e graduação em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012). Possui experiência profissional na Indústria Química de branqueamento de polpa de celulose. Na área de Engenharia de Produção atuou com o Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção e com os seguintes temas: desenvolvimento e aprimoramento de processos produtivos, manufatura enxuta, gestão por processos, liderança situacional e gestão de recursos, custos e pessoas. No campo da pesquisa científica atua com os seguintes temas: reaproveitamento de alumínio sucata, compósitos poliméricos de fibra e resina, deposição de filmes de diamante pela deposição de carbono na fase vapor (CVD), deposição de carbetos através da termodifusão reativa (TRD), deposição de carbetos através de Laser Cladding (LC), termodifusão reativa (TRD), caracterização e análise de interfaces, engenharia de superfícies, tribologia das superfícies. http://lattes.cnpq.br/5898510105679183

Referências

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2004). NBR 10004:2004 – Resíduos sólidos: Classificação. Recuperado de https://analiticaqmcresiduos.paginas.ufsc.br/files/2014/07/Nbr-10004-2004-Classificacao-De-Residuos-Solidos.pdf.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2015). NBR ISO 14001:2015 - Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Recuperado de https://www.escas.org.br/wp-content/uploads/2023/09/DOCUMENTO-INFORMATIVO-ISO-14001-–-TEMAS-RELACIONADOS-HISTORICO-E-ANALISE-DAS-VERSOES.pdf.

Ahlstrand, B., Lampel, J., & Mintzberg, H. (2010). Safari de estratégia: Um roteiro pela selva do planejamento estratégico (2ª ed.). Porto Alegre.

Almeida Júnior, A. B., Nascimento, C. W. A., Sobral, M. F., Silva, F. B. V., & Gomes, W. A. (2011). Fertilidade do solo e absorção de nutrientes em cana-de-açúcar fertilizada com torta de filtro. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 15(10), 1004-1013.

Bornia, A. C. (1995). Mensuração das perdas dos processos produtivos: Uma abordagem metodológica de controle interno. Florianópolis.

Brasil. (2010). Lei nº 12.305, Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm.

Campos, V. F. (2004). TQC - Controle da Qualidade Total no estilo japonês. Minas Gerais: INDG Tecnologia e Serviços Ltda.

Carroll, C. T. (2016). Six Sigma for Powerful Improvement. Boca Raton: Productivity Press.

Carvalho, A. M. C. (2011). O uso do método PDCA e de ferramentas da qualidade na gestão da agroindústria no Estado de Mato Grosso do Sul (Dissertação de Mestrado). Universidade Anhanguera, Uniderp, Campo Grande, MS. Recuperado de: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1295/1017.

Carvalho, A. V. de. (1999). Aprendizagem organizacional em tempos de mudança. São Paulo: Editora Pioneira Administração e Negócios.

Centro Nacional de Tecnologias Limpas. (2024). Resíduos têxteis: gestão e reciclagem. Recuperado de http://www.senairs.org.br/cntl.

Curi, D. (2012). Gestão ambiental. Pearson.

Dantas, J. R. (2017). Proposta de redução de custos numa empresa do setor de duas rodas no Polo Industrial de Manaus (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, UFPA. Recuperado de http://ppgep.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/Dissertacao2017-PPGEP-MP-JoaoRezendeDantas.pdf.

Ferreira, M. D., Costa, T. N., Teixeira, F. G., Jacques, J. J., & Cattani, A. (2015). Redução de resíduos têxteis por meio de projeto de produto de moda. Design & Tecnologia, 10, 1-7. Recuperado de www.pgdesign.ufrgs.br.

Filho, M. P. (2007). Gestão da Produção Industrial. Curitiba: IBPEX.

Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Método de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS.

Godoy, M. H. C. (2001). Brainstorming. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial.

Gonçalves, E. P. (2001). Iniciação à pesquisa científica. Editora Alínea.

Granado, G. C. da S. (2020). Brainstorming e a aplicação do modelo clássico. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 5(10), 5-20. Recuperado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-de-producao/brainstorming

Ishikawa, K. (1990). What Is Total Quality Control? The Japanese Way. Prentice Hall.

Jones, T. A., Martinez, R., & Smith, L. (2020). Environmental Impacts of Disposable Diapers: A Life Cycle Assessment. Sustainable Production and Consumption.

Junior, F. J. G. da S., Bezerra, S. M. G., Santos, M. S., Benício, C. D. V. A., & Luz, M. H. B. A. (2009). Assistência ao recém-nascido com dermatite de fralda: um estudo de enfermagem. Recuperado de http://sobende.org.br/estudos/I%20ESSBA_2009/Trabalho%2012.pdf.

Kossowiski, L., Martins, G. H. H., Lima, T. S., & Tigrinho, C. E. (2013). Projeto de redução do desperdício de matéria-prima: estudo de caso na indústria de embalagens de papel no Brasil. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5077969.pdf.

Lima, M., Silva, J. F. T., Nascimento Júnior, A. S., Nascimento, F. L., Oliveira, L. G. F., Veras, R. O., & Falcão, C. S. M. (2023). Análise da gestão da qualidade para a melhoria do acesso à Atenção Primária à Saúde. Revista de Casos e Consultoria, 14(1). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/download/32181/16915/110298.

Machado, S. (2012). Gestão da Qualidade. Inhumas/GO: e-Tec Brasil.

Marshall Júnior, I., Cierco, A. A., Rocha, A. V., Mota, E. B., & Leusin, S. (2010). Gestão da Qualidade (10ª ed.). Rio de Janeiro: Editora FGV.

Mello, M. F., Araujo, A. C., Cunha, L. A., & Silva, N. J. (2016). A importância da utilização de ferramentas da qualidade como suporte para a melhoria de processo em indústria metal mecânica: um estudo de caso. Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), João Pessoa, 2016. Recuperado de http://abepro.org.br/biblioteca/TN_STO-226_323_28620.pdf.

Menezes, G. O. (2007). Aplicação do Índice de Salubridade Ambiental em Comunidades Carentes e sua comparação com comunidades padrão: Instrumento para Planos de Gestão Municipal (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Ouro Preto.

Minicucci, A. T. (2001). Técnicas do trabalho de grupo (1a ed.). São Paulo: Atlas.

Mitchell, K. (2019). The long-term environmental impact of disposable diapers. Environmental Science & Technology.

Novaes, W. (1991). Mercado para quem não polui. Visão, São Paulo, p. 46.

Ohno, T. (1997). O sistema Toyota de produção além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman.

Piechnicki, A. S. (2014). Proposta de um método de análise e solução de perdas. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 11, Resende, Rio de Janeiro. Recuperado de https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/37220389.pdf.

Santos, A. C. F. & Martins, R. A. (2014). Proposta de um Método de Análise e Solução de Perdas. Anais do XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Recuperado de https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/33321814.pdf.

Santos, C. (2020). Descarte de fraldas descartáveis no Brasil: Um desafio ambiental. Revista Brasileira de Meio Ambiente.

Sellitto, M. A. (2005). Formulação estratégica da manutenção industrial com base na confiabilidade dos equipamentos. Produção, 15(1), 44-59. https://doi.org/10.1590/S0103-65132005000100005

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2008). Ferramenta 5W2H. Recuperado de http://www.trema.gov.br/qualidade/cursos/5w_2h.pdf.

Sena, W. N. (2023). The use of the PDCA cycle and the 5W2H tool as quality control tools by school management. Seven Editora.

Silva, D. F., et al. (2018). Análise de Pareto na resolução de problemas organizacionais: estudo de caso. Revista Mundo Acadêmico, 11(16), 130-137. Recuperado de https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-mundo-academico-v11-n16-artigo-05.pdf.

Toledo, J. C., Borrás, M. Á. A., Mergulhão, R. C., & Mendes, G. H. S. (2013). Qualidade: Gestão e método. Rio de Janeiro: LCT.

Valentim, É. C., Júnior, R. F., & Neto, G. B. O.(2019). Ferramentas da qualidade aplicadas ao gerenciamento de manutenção: Estudo de caso em uma frota de caminhões. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Recuperado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-mecanica/gerenciamento-de-manutencao

Weiss, A. E. (2011). Key business solutions: essential problem-solving tools and techniques that every manager needs to know. Grã-Bretanha: Pearson Education Limited.

Werkema, M. C. C. (1995). As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos (Vol. 1). Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG.

Wilkinson, L. (1992). The Application of Cause-and-Effect Diagrams in Quality Management. Quality Journal.

Xenos, H. G. (2014). Gerenciando a manutenção produtiva: Melhores práticas para eliminar falhas nos equipamentos e maximizar a produtividade (2ª ed.). Falconi Editora.

Publicado

15.05.2025

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Como Citar

Santos, M. N. C., Silva, N. M. e, Santos, A. de M., Andrade, E. P., & Damm, D. D. (2025). Aplicação de ferramentas da qualidade para a redução de Other Waste em uma fábrica de fraldas descartáveis. Brazilian Journal of Production Engineering, 11(2), 160-178. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i2.47761

Artigos Semelhantes

1-10 de 794

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.