Avaliação da qualidade do serviço de transporte público universitário em uma cidade cearense utilizando a ferramenta Servqual
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i2.48055Palavras-chave:
Serviços, Transporte público, Avaliação de qualidade, ServqualResumo
A qualidade do transporte público universitário é um fator determinante para a garantia de acesso à educação, especialmente em cidades do interior, onde a oferta de opções de mobilidade é limitada. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do serviço de transporte público universitário em uma cidade do interior do Ceará utilizando a ferramenta SERVQUAL. Foi construída e adaptada uma versão da ferramenta para o serviço analisado. Coletou-se uma amostra representativa e aplicou-se questionários a um grupo de usuários do serviço. Posteriormente, foram calculados os gaps de qualidade, diferenças entre as percepções e expectativas quanto à qualidade do serviço, em cinco dimensões analisadas: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia. Os resultados mostraram que, de forma geral, a qualidade do serviço prestado apresenta alto grau de insatisfação pelos usuários em todas as dimensões analisadas, com destaque para as dimensões responsividade (gap = -1,86) e tangibilidade (gap = -1,21), que apresentaram os piores resultados. Por fim, apresentou-se um plano de ações mitigadoras para a realidade encontrada.
Downloads
Referências
Agência Brasil. (2023). Setor de serviços avança 2,3% em 2023, revela o IBGE. Recuperado de https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-02/setor-de-servicos-avanca-23-em-2023-revela-o-ibge
Berlezzi, F. L. C. & Zilber, M. A. (2011) Aplicação do modelo Servqual em restaurantes fast food de São Paulo: um estudo de qualidade em serviços. Revista da Micro e Pequena Empresa. Campo Limpo Paulista. 5(2).
Fitzsimmons, J. A. & Fitzsimmons, M. J. (2011) Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.
Garvin, D. A. (2007) Managing Quality: The Strategic and Competitive Edge. New York: Free Press.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022). PAS – Pesquisa Anual de Serviços. Principais resultados 2022. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9028-pesquisa-anual-de-servicos.html
Johnston, R. & Clark, G. (2002) Administração de operações de serviço. São Paulo: Atlas.
Johnston, R. & Clark, G. (2008) Service Operations Management: Improving Service Delivery. 3. ed. London: Pearson.
Juran, J. M. (2010) Juran's Quality Handbook. 6. ed. New York: McGraw-Hill.
Lima, J. & Silva, R. (2019) Desafios na gestão de transportes públicos urbanos. São Paulo: Editora Senac.
Lovelock, C. & Wirtz, J. (2011) Serviços: marketing e gestão. 7. ed. São Paulo: Pearson.
Mendes, A. & Ferreira, L. (2020) Políticas públicas de mobilidade urbana e seus impactos no transporte público. Revista Brasileira de Planejamento, 15(3).
Normann, R. (1993) Administração de serviços. São Paulo, Atlas.
Oliveira, R. & Sousa, V. (2017) Qualidade em serviços públicos: uma análise no transporte urbano. São Paulo: Atlas.
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A. & Berry, L. L. (1988) SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, 64(1), p. 12-40.
Payne, A. & Frow, P. (2013) Strategic Customer Management: Integrating Relationship Marketing and CRM. Cambridge: Cambridge University Press.
Tavares, F. (2018) Inovação tecnológica no transporte público: um estudo de caso sobre a implementação de aplicativos móveis. Revista de Gestão Urbana. 10(2).

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Ricardo Fernandes de Lima, Lorena Alves Ramalho, Ithalo Ricardo Damasceno dos Santos, Talita Paloma de Oliveira, George Soares Lima Júnior (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.