Jean-Baptiste Debret e a representação das populações negras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46413

Palavras-chave:

Jean-Baptiste Debret, escravidão, população negra

Resumo

As imagens produzidas por Jean-Baptiste Debret figuram entre aquelas que mais reconhecidamente representam o Brasil Imperial na construção do imaginário contemporâneo a respeito do período. Este artigo busca problematizar a forma com que a população negra é representada nessas obras, utilizando como metodologia a análise de três obras do artista, “Aplicação do Castigo do Açoite”, “Família Pobre em sua Casa” e “Pano de boca executado para a representação extraordinária dada no teatro da corte por ocasião da coroação de Dom Pedro I, Imperador do Brasil”, relacionando-as ao contexto histórico, tendo em vista os elementos que compõem essas imagens.

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Biografia do Autor

Anderson Felix dos Santos, Universidade Estadual Paulista é Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Formado em Educação Artística com habilitação em música pelo UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e em História pela UNICESUMAR. Graduado em Psicopedagogia pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e em Prática e ensino de história pela Faculdade Descomplica. Mestrando em Artes na UNESP, na linha de pesquisa Abordagens teóricas, históricas e culturais da Arte. Docente da rede pública de São Paulo desde 2011, trabalhando em diversas escolas do estado.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Santos, A. F. dos. (2024). Jean-Baptiste Debret e a representação das populações negras. Revista Do Colóquio, 14(24), 180–197. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46413

Edição

Seção

Artigos