Jean-Baptiste Debret e a representação das populações negras
DOI:
https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46413Palavras-chave:
Jean-Baptiste Debret, escravidão, população negraResumo
As imagens produzidas por Jean-Baptiste Debret figuram entre aquelas que mais reconhecidamente representam o Brasil Imperial na construção do imaginário contemporâneo a respeito do período. Este artigo busca problematizar a forma com que a população negra é representada nessas obras, utilizando como metodologia a análise de três obras do artista, “Aplicação do Castigo do Açoite”, “Família Pobre em sua Casa” e “Pano de boca executado para a representação extraordinária dada no teatro da corte por ocasião da coroação de Dom Pedro I, Imperador do Brasil”, relacionando-as ao contexto histórico, tendo em vista os elementos que compõem essas imagens.
Downloads
Referências
AMBRIZZI, Miguel Luiz. O olhar distante e o próximo - a produção dos artistas-viajantes. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 1, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/viajantes_mla2.htm. Acesso em: 11 jul. 2024.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: Conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.
DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2016.
DIAS, Elaine. Paisagem e Academia: Félix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851). Campinas, SP: Editora Unicamp, 2009.
FLORENCE, Antonio. Minibiografia: Hercule Florence (1804-1879), [s.d.]. Disponível em: https://ihf19.org.br/docs/pt-br/Hercule-Florence-Minibiografia.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.
FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. A Construção do Brasil na literatura de viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII. Antologia de textos - 1591 - 1808. Rio de Janeiro José Olympio; São Paulo: Editora Unesp, 2012.
FREITAS, Iohanna Brito de. O Desafio Do Visível: A Representação Da População Negra Nas Viagens Pitorescas De Debret E Rugendas. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12 (Ed. Especi), 2020, pp. 172–196. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/974. Acesso em: 30 jul. 2024.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Editora Global, 2006.
KURY, Lorelai. Auguste de Saint-Hilaire, viajante exemplar. V. 2, N. 1, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5860432. Acesso em: 11 jul. 2023.
LEENHARDT, Jacques. Rever Debret. São Paulo: Editora 34, 2023.
LEENHARDT, Jacques. Um olhar transversal sobre a construção da nação brasileira. Tradução de Samuel Titan Jr. In: DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Tradução de Sérgio Milliet. Organização e Prefácio Jacques Leenhardt. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2015, pp. 13-35.
LOTIERZO, Tatiana. Contornos do (in)visível: Racismo e estética na Pintura Brasileira (1850-1940). São Paulo: EDUSP, 2023.
LIMA, Valéria. J.-B. Debret, Historiador e Pintor: A viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1816-1939). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
LIMA, Valéria. J.-B. Uma viagem com Debret. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
SALLAS, Ana Luisa Fayet. Ciência do Homem e Sentimento da Natureza: Viajantes Alemães no Brasil do Século XX. Curitiba: Editora UFPR, 2013.
STOLS, Eddy. A Iconografia do Brasil nos Países Baixos do Século XVI ao Século XX. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 30, p. 20–31, 1996. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i30p20-31. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25904. Acesso em: 8 out. 2024.
WAGNER, Robert; BANDEIRA, Júlio. Viagem ao Brasil nas aquarelas de Thomas Ender: 1817-1818. Smithsonian Institution, 2000. Disponível em: https://www.si.edu/object/siris_sil_663045. Acesso em: 11 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anderson Felix dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.