Das bandas de índios às bandas de Congo da Barra do Jucu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47235

Palavras-chave:

congo, Barra do Jucu, identidade cultural, patrimônio cultural

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das bandas de congo do Espírito Santo, com ênfase em sua origem, evolução histórica e importância cultural. O objeto de estudo abrange as práticas musicais e rituais dessa manifestação, destacando suas conexões com matrizes indígenas e africanas. A pesquisa combina revisão bibliográfica e estudo de caso, com foco nas bandas da comunidade da Barra do Jucu, considerando aspectos históricos, simbólicos e musicais. Os resultados apontam para um processo de hibridização cultural e a análise revela como essas bandas diferenciam-se de outros congados brasileiros. Conclui-se que as bandas de congo desempenham papel fundamental na construção de identidades coletivas, reafirmando seu valor como patrimônio cultural capixaba e evidenciando sua relevância no diálogo entre memória e transformação social.

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Biografia do Autor

Inara Novaes Macedo, SEDU-ES

Artista multilinguagem, com experiência abrangente nas áreas de Artes Visuais, Música, Cultura e Educação. Possui mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduação em Artes Plásticas e Visuais pela mesma instituição, pós-graduação em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UNB) e Qualificação Profissional em Dança Contemporânea (FAFI).

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Macedo, I. N. (2024). Das bandas de índios às bandas de Congo da Barra do Jucu. Revista Do Colóquio, 14(24), 98–118. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47235

Edição

Seção

Artigos