Rocky, um lutador e Dominga, uma catadora de papel!
Os atravessamentos dos monumentos que resistem!
DOI:
https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47236Palavras-chave:
monumento, lutas sociais, Rocky Balboa, Dona Dominga, resistênciaResumo
Este artigo discute aspectos da arte pública e as relações interculturais pensadas a partir do monumento público, um localizado na Philadelphia, em homenagem a o personagem do filme Rocky: um lutador (1976), e outro à Dona Dominga, situado em Vitória. Balboa e Dominga são imigrantes e pertencem a uma camada social excluída. Estabelecemos algumas conexões entre os dois monumentos, na medida em que, para além da obra física, se estreite o diálogo em relação ao documento público e sua função amplificadora de narrativas, bem como um território fértil para debates acerca da história e da condição humana, visto pelo prisma étnico-racial comum as duas obras em contextos sociais diferenciados.
Downloads
Referências
A "PIETÀ do Lixo": descubra a história da escultura em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória. Folha Vitória. 07 abr. 2021. Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/04/2021/a-pieta-do-lixo-descubra-a-historia-da-escultura-em-frente-ao-palacio-anchieta-em-vitoria. Acesso em: 20 out. 2024.
CECOC. Centro de Documentação e Pesquisa. Acervo. Disponível em: http://www.cedoc.uefs.br/acervo. Acesso em: 10 out. 2024.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2001.
FILADELFIA, cuna de la cultura y la historia de Estados Unidos. El Nuevo Dia. 20 mar. 2020. Disponível em: https://www.elnuevodia.com/archivo/suplementos/notas/filadelfia-cuna-de-la-cultura-y-la-historia-de-estados-unidos/. Acesso em: 10 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabíola Fraga Nunes, Giuliano de Miranda, Aparecido José Cirillo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.