A higiene na cidade de São João del-Rei e o intento civilizador republicano
Resumo
Este artigo investiga a circulação de discursos produzidos sobre prescrições higiênicas em São João del-Rei (MG), na última década do século XIX, buscando compreender como essas práticas foram apropriadas e representadas pela elite local. O recorte temporal diz respeito aos primórdios da República, quando as questões higiênicas ganharam destaque na cidade. Para tanto, as fontes pesquisadas foram, principalmente, jornais, legislação e relatos de cronistas, pelas quais se investigou como a higiene pública era debatida, identificando as formas de representação de tal temática pela elite local e como esta visava a instruir a população conforme os preceitos higiênicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Dossiê:História da Saúde e das Doenças
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).