A província do Rio de Janeiro em tempos de epidemia
Resumo
Esse artigo pretende analisar os dados dos relatórios de presidentes de província do Rio de Janeiro, produzidos entre 1835 e 1889, assinalando as principais ocorrências epidêmicas do período. Os relatórios administrativos nos permitem observar como no decorrer do tempo as epidemias foram percebidas e mapeadas pela administração pública em diferentes localidades da província, ainda que se considere as diferentes limitações das ações sanitárias no período. Os textos aqui tratados possibilitam também vislumbrar as mudanças no quadro das “febres”, tidas como denominação mais recorrente na primeira metade do século e que ao longo da segunda metade do século, ganhavam outras identificações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Dossiê:História da Saúde e das Doenças
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).