Entre a doença e “progresso”: considerações sobre o Tennessee Valley Authority e o controle da malária (1933-1948)
Resumo
Este artigo tem como proposta analisar práticas e ações de combate à malária realizadas no sul dos EUA a partir de experiências do Tennessee Valley Authority, autarquia criada na década de 1930 para o desenvolvimento de vasta porção do país. Atrelada a uma gama de experiências internacionais os caminhos da autarquia ampliaram-se com ações de grupos como a Fundação Rockefeller e inferem diretamente na compreensão do combate à malária em diversos países, dentre eles o Brasil. Centrado na documentação produzida pelo TVA, por meio de pesquisa realizada nos arquivos estadunidenses, pretendemos discutir tais relações que se alinham ao contexto político e econômico das décadas de 1930 e 1940. Assim, o presente trabalho afina-se diretamente para contribuição e compreensão na historiografia trindade da malária, saúde global e TVA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Dossiê:História da Saúde e das Doenças
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).