Como Dido e Eneias: protocolos de leitura do poema herói-cômico
Resumo
Entre as formas poéticas praticadas em Portugal na segunda metade do século XVIII havia o poema herói-cômico – gênero misto que tratava ações cômicas parodiando preceptivas da épica. Explicitamente didático, com frequente emprego de recursos discursivos próprios da sátira, o poema herói-cômico funcionava como veículo de princípios morais e políticos, visando a correção não só dos costumes mas também das práticas de governo. O propósito deste trabalho, analisando alguns poemas escritos um no Reino e outro na América portuguesa, é descrever esse gênero, sobretudo a partir dos preceitos estilísticos da época e da forma de recepção por ele determinado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).