“En honor de la patria y de la nación”: José Antonio Alzate e a construção da ciência na Nova Espanha
Resumo
Resumo: Nosso objetivo é analisar os diversos aspectos na formação da prática científica na Nova Espanha, como a questão da adoção dos modelos científicos europeus, as condições de implantação de uma organização própria à atividade científica e a relação entre esta atividade e as demais formas de prática social. Entendemos que é justamente a partir deste quadro intelectual que podemos propor a análise da significação das concepções e práticas científicas na totalidade social. Esse estudo se propõe a analisar a relação entre a afirmação de algumas ideias científicas e a construção da ideia de “pátria” no contexto do México colonial, por meio da análise da trajetória e da produção do ilustrado José Antonio Alzate (1737-1799), destacando em sua obra a caracterização dos elementos da ciência, o conceito de ciência e a forma de aplicação dos chamados “conhecimentos úteis”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-05-2016
Edição
Seção
Dossiê: América Latina Independente: História,política,cultura e território.
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).