Hispanidad e a fraternidade hispano-americana: debates raciais e guerra de 1898 na virada do século XIX para o XX
Resumo
Resumo: Em fins do século XIX e início do XX proliferaram intensos debates raciais, na Europa e na América, entre os defensores da raça anglo-saxônica e os da raça latina. Esses debates, aliados ao resultado da guerra hispano-americana, em 1898, colaboraram para o surgimento da hispanidad, comunidade espiritual imaginada entre Espanha e América Hispânica. O objetivo desse artigo é analisar como a derrota espanhola para os Estados Unidos contribuiu para o processo de retomada das relações entre a antiga metrópole e as ex-colônias, promovendo um intenso intercâmbio entre intelectuais de ambos os lados do Atlântico, através da valorização da tradição hispânica. Mostraremos como o resultado da guerra hispano-americana, potencializou esse debate e colaborou para, posteriormente, o surgimento da hispanidad, entendida aqui como uma expressão das ideias raciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-05-2016
Edição
Seção
Dossiê: América Latina Independente: História,política,cultura e território.
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).