Combate al sectarismo: dissidências e embates políticos ao longo da Revolução Cubana (1959-1964)
Resumo
Resumo: Analisamos, nesse texto, o processo histórico iniciado após a vitória da Revolução Cubana de 1959, considerando as lutas pelo poder e pela afirmação de projetos políticos e ideológicos que entraram em conflito dentro da ilha no contexto da década de 1960. Pelo viés da história política, reconstruímos e problematizamos os eventos relativos àquilo que ficou conhecido como combate al sectarismo, narrando o caso do afastamento e prisão de dois personagens políticos da época que foram considerados como disseminadores de posturas “sectárias” e “divisionistas”. Com base nessas acusações, o governo revolucionário cubano buscou legitimar a condenação pública e criminal dos envolvidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-05-2016
Edição
Seção
Dossiê: América Latina Independente: História,política,cultura e território.
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).