Estereótipos de gênero em contos de fada: uma abordagem histórico-pedagógica*
Resumo
O presente trabalho versa sobre um gênero literário muito popular: os contos
de fadas. Tendo como ponto de partida o conto Cinderela, procura-se exemplificar como as representações construídas pelo imaginário social acerca das relações de gêneros está presente nestas narrativas. O objetivo principal é demonstrar como os contos de fada, narrativas aparentemente inocentes, divulgam e reproduzem comportamentos e estereótipos femininos e masculinos, e como utilizar estas narrativas para repensar os papéis de gênero na sociedade. Neste sentido, intenta-se apontar algumas estratégias a serem utilizadas pelos professores ao escolherem os contos de fada como ferramenta pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).