O casamento em Claudia: gênero e relações de poder nos anos 1970 e 1980
Resumo
Este artigo observa através das edições da revista Claudia publicadas no
Brasil entre 1970 e 1989, os conflitos e as disputas discursivas em torno da instituição do casamento. Tendo como base teorias feministas, tanto contemporâneas às fontes consultadas quanto mais atuais, busca-se problematizar as assimetrias de gênero dentro do que tradicionalmente se esperava do casamento e das designações de esposa e esposo, marido e mulher. Os acontecimentos no Ocidente no ano de 1968, os questionamentos sobre as tradicionais relações de poder no âmbito pessoal, a eclosão dos diferentes movimentos feministas ocidentais nesse período, muitos deles conectados pela ideia de que “o pessoal é político”, ajudam a compreender os discursos conflitantes encontrados nas fontes consultadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).